18ª Semana Cultural da Universidade de Coimbra

Fev 23, 2016

Com o tema "O Livro: No princípio, era o conhecimento" a semana cultural começa dia 1 de março e prolonga-se até 1 de maio.

PartilheShare on FacebookTweet about this on TwitterEmail this to someone

18aSCUC_Site

De 1 de março a 1 de maio, a Universidade de Coimbra promove mais de 90 iniciativas incluindo espetáculos, exposições, conferências e debates, e oficinas a propósito do tema “O Livro: No princípio, era o conhecimento”.

Data de outubro de 1716 a carta de D. João V que autoriza a construção, na Universidade de Coimbra e a pedido do Reitor de então, de uma Casa da Livraria. Trezentos anos depois, essa Casa da Livraria, hoje Biblioteca Joanina, dá o mote para o tema da Semana Cultural da Universidade, que decorre entre 1 de março e 1 de maio de 2016: o livro.

O subtítulo da Semana Cultural – No princípio, era o conhecimento – inspira-se na abertura do Evangelho segundo S. João. Propondo o livro como tema, o “Livro dos Livros”, onde mora o fundamento das três religiões d’ o Livro, era incontornável.

Queremos que esta Semana Cultural seja uma oportunidade para focar no que une, e não no que separa, sublinhando a riqueza da diversidade e fazendo a apologia do diálogo intercultural e interreligioso.

Substituímos o termo original “verbo” por “conhecimento”, afirmando assim o conhecimento como origem de tudo, afirmação particularmente válida numa universidade.

O livro como veículo de conhecimento por excelência conhece na contemporaneidade novas materialidades, numa renovação permitida pela novidade que sempre pode habitar os vários patrimónios.

Esta renovação manifesta-se também nas possibilidades de cruzamento da matéria literária com outras artes, cruzamento que desejamos inspirador.

 

Conheça toda a programação da 18ª Semana Cultural da UC em uc.pt/semanacultural.

 

Redes Sociais

Os comentários estão fechados

« »