500 anos do nascimento de Manuel da Nóbrega assinalados no TAGV

O aniversário do antigo estudante da Universidade de Coimbra é acompanhado de concerto solidário.

13 abril, 2018≈ 3 mins de leitura

© UC | Marta Costa

2018 é o ano que se assinalam os 500 anos do nascimento de Manuel da Nóbrega. O jesuíta, enviado em missão evangelizadora para o Brasil, foi um dos primeiros missionários da Companhia de Jesus a aportar no país, e participou na catequização e conversão das populações indígenas brasileiras. É também antigo estudante da Universidade de Coimbra.

O padre e diretor do Centro Universitário Manuel da Nóbrega (CUMN), Nuno Branco, destaca a dificuldade das empreitadas evangelizadoras e o papel de Manuel da Nóbrega na adaptação dos hábitos e costumes da vida indígenas ao modo da igreja.

Sabe-se que o jesuíta colaborou em denúncias de exploração sobre as populações indígenas e participou na resistência contra a ocupação francesa no Brasil. Manuel da Nóbrega esteve ainda na fundação das duas primeiras capitais brasileiras, Salvador e Rio de Janeiro.

Com o nome de Manuel da Nóbrega, o CUMN é “uma instituição focada em oferecer acolhimento e espaços de estudo para estudantes universitários”. No âmbito do aniversário de 500 anos do nascimento do padre que lhe dá nome, o CUMN organiza um concerto solidário. Os fundos angariados têm como destino a manutenção da casa, revela ainda Nuno Branco.

O concerto tem lugar a 16 de abril, pelas 21h30, no Teatro Académico de Gil Vicente, e conta com a participação de Cuca Roseta, o Coro dos Antigos Orfeonistas da Universidade Coimbra e o Grupo de Fados Amanhecer.

Mais informações aqui.

Vittorio Alves – Estudante FLUC