A Autoria no Cinema – Mostra de Cinema Documental Brasileiro

22 outubro, 2019≈ 3 mins de leitura

No próximo dia 30 de outubro realiza-se a iniciativa “A Autoria no Cinema – Mostra de Cinema Documental Brasileiro”, que vai trazer à Universidade de Coimbra a investigadora e docente Cecilia Sayad, da Universidade de Kent, Inglaterra.

O evento vai congregar comunicação académica, debate crítico e uma mostra de cinema documental de autores brasileiros de uma nova geração, tendo como transversal a ideia da autoria no cinema e da figura do autor enquanto presença assumida no resultado fílmico. Os convidados farão uma apresentação crítica das sessões e dos filmes, convidando à discussão o público presente.

De acordo com a organização, a iniciativa divide-se em três momentos/sessões, a decorrer no Teatro Académico de Gil Vicente (TAGV). Na primeira sessão (15h30) haverá a comunicação académica de Cecilia Sayad (Autoria como Performance) seguida da projeção do filme “Últimas Conversas”, de Eduardo Coutinho, autor cuja obra é frequentemente citada e analisada neste âmbito pela investigadora.

Na segunda sessão (18h30) são exibidas duas curtas e uma longa metragem que realçam a auto-inscrição do autor na obra, contando com a presença de Sérgio Dias Branco (UC/ CEIS20/ IFILNOVA). Já a terceira sessão (21h30) contará com a exibição de três curtas e uma longa metragem que mostram uma visão autoral e engajada do Brasil contemporâneo, onde os autores tomam a palavra sobre a situação do país e as suas contradições culturais, políticas e sociais, e que conta com a presença de Michelle Sales (CEIS20/ UFRJ) .

As sessões são de entrada livre, o que permitirá, segundo a organização, “à comunidade académica e ao público em geral assistir a intervenções de investigadores de renome internacional e olhar para o panorama atual da produção fílmica documental brasileira”.

“A Autoria no Cinema – Mostra de Cinema Documental Brasileiro” insere-se no ciclo “Sessões do Carvão – O Cinema Falado” e resulta de uma parceria entre o Laboratório de Investigação e Práticas Artísticas (LIPA), TAGV e Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra.

Cartaz mostra cinema

Mais informações aqui.