À descoberta da “biodiversidade de fungos e organismos fotoautotróficos” em passeio pela Alta no dia 24

16 novembro, 2018≈ 2 mins de leitura

© UC | Ana Zayara

A Cátedra UNESCO em Biodiversidade e Conservação para o Desenvolvimento Sustentável e o Centro de Ecologia Funcional da Universidade de Coimbra promovem no próximo dia 24 de novembro, entre as 10h00 e as 11h30, o passeio “A biodiversidade de fungos e organismos fotoautotróficos em monumentos calcários na zona da UNESCO”.

Os fungos e os organismos fotoautotróficos são capazes de adotar várias estratégias metabólicas e de sobrevivência que lhes permitem crescer em substratos rochosos inóspitos. Através do seu crescimento e pelas suas ações físico-químicas degradam importantes monumentos com elevado valor patrimonial e histórico. É à descoberta desses fenómenos     que se vai partir no evento, que dá continuidade ao ciclo “Biodiversidade à Nossa Volta” e pretende despertar e sensibilizar a população para a biodiversidade que nos rodeia.

Com os investigadores António Portugal, João Trovão e Fabiana Soares (do Laboratório de Biologia Molecular do Centro de Ecologia Funcional da Universidade de Coimbra) como guias, o passeio pela Alta de Coimbra permitirá aos participantes aprenderem mais sobre a diversidade de fungos e organismos fotoautotróficos biodeteriorantes presentes nos monumentos calcáricos da zona da UNESCO.

A entrada é livre, mas as inscrições são limitadas e obrigatórias, até 22 de novembro, através do endereço catedraunesco@uc.pt. Aos participantes, a organização recomenda que tragam roupa e calçado confortáveis, água e muita vontade de descobrir coisas novas.

Cátedra UNESCO em Biodiversidade e Conservação para o Desenvolvimento Sustentável