A História da Igreja em Timor-Leste de D. Ximenes Belo é apresentada na Biblioteca Geral

D. Ximenes Belo apresenta livro na Biblioteca Geral da UC

16 janeiro, 2017≈ 3 mins de leitura

© UC | Marta Costa

Na terça-feira, 17 de janeiro, a Biblioteca Geral da Universidade de Coimbra (BGUC) recebe a apresentação do segundo volume da obra “A História da Igreja em Timor-Leste: 450 Anos de Evangelização de Timor Leste (2.º volume)”. O evento vai contar com a presença do autor, o bispo D. Carlos Ximenes Belo, e do reitor da Universidade de Coimbra, João Gabriel Silva. A apresentação está a cargo do docente da Faculdade de Letras da UC e coordenador científico do Centro de História da Sociedade e Cultura da FLUC, João Marinho dos Santos.

A obra, editada pela Fundação Engenheiro António de Almeida, apresenta a história da Igreja em Timor Leste e vai ter um total de quatro volumes. Este segundo volume da História da Igreja Católica de Timor-Leste trata dos acontecimentos eclesiais que ocorreram naquele território desde 1940 até 2012.

A obra apresenta sumariamente, num primeiro momento, a História civil de Timor-Leste: os últimos anos da presença portuguesa (1940-1975); o tempo da integração do território na Indonésia (1975-1999); a administração transitória das Nações Unidas (1999-2002) e os primeiros 10 anos de independência. Na segunda parte do livro descrevem-se os factos relevantes da vida da Igreja desde 1940 até 2012.

A terceira parte do livro faz referência a sacerdotes que foram colaboradores dos bispos como governadores do bispado e vigários-gerais. Por fim, um nota de referência às obras publicadas pelos missionários.

A apresentação de “A História da Igreja em Timor-Leste: 450 Anos de Evangelização (1562-2012)”está marcada para as 16h30, na Sala de São Pedro da BGUC.

Livro_capa