À Luz do Sol – uma exposição para conhecer melhor o astro-rei

A inauguração realiza-se a 31 de outubro, pelas 15h30, na Galeria da Caixa de Crédito Agrícola de Alcobaça.

30 outubro, 2015≈ 3 mins de leitura

© DR

A 31 de outubro, a Galeria da Caixa Agrícola de Alcobaça inaugura a exposição “À Luz do Sol”. A estrela mais próxima do planeta Terra está a cerca de 150 milhões de quilómetros, é fonte de energia, de luz e de vida, e tem sido um caso de estudo para muitos cientistas ao longo dos séculos.

De acordo com a organização, a exposição pretende mostrar a “visão multifacetada da «nossa» estrela”, através do olhar do Observatório Geofísico e Astronómico da Universidade de Coimbra (OGAUC). A mostra surge como “homenagem à elevação de Alcobaça a cidade, cujas bodas de prata acabam de comemorar”.

pretende-se mostrar a visão multifacetada da «nossa» estrela

Os visitantes vão ter a oportunidade de ver “alguns dos instrumentos solares que fazem parte da coleção museológica do Observatório”, que é hoje parte integrante do Museu da Ciência da UC. O OGAUC estuda e observa o Sol desde 1926 e, no seu espólio, por exemplo, um dos poucos espectro-heliógrafos existentes no Mundo, que é usado, ainda hoje, para estudar o dia-a-dia do Sol.

A exposição surge durante as comemorações do Ano Internacional da Luz e encerra o Ano da Ciência, que decorreu no ano lectivo 2014/2015, cujo objetivo foi “aprofundar a proximidade da UC com os alcobacenses em geral e a sua comunidade escolar em particular”.

A inauguração vai contar com a presença do Reitor da UC, João Gabriel Silva, bem como com o gerente da Caixa de Crédito Agrícola de Alcobaça, o presidente da Câmara Municipal de Alcobaça e a presidente da União de Freguesias de Alcobaça e Vestiaria. O evento está marcado para 31 de outubro, sábado, pelas 15h30.

A exposição é uma organização conjunta entre o Centro de Estudos Superiores da UC em Alcobaça e o Observatório Geofísico e Astronómico da UC. A iniciativa conta ainda com o apoio da Caixa Agrícola de Alcobaça, da União das Freguesias de Alcobaça e Vestiaria e da Câmara Municipal de Alcobaça.