A mineração em Portugal e na América do Sul em debate no CES

29 janeiro, 2016≈ 2 mins de leitura

O Centro de Estudos Sociais (CES) da Universidade de Coimbra recebe o seminário/fórum público “Diferentes formas de dizer não”: conflitos da mineração. O evento realiza-se entre as 10h30 e as 18h do dia 2 de fevereiro e vai reunir investigadores/as, ativistas, membros de associações, movimentos e plataformas portuguesas.

O objetivo é debater diferentes formas de enfrentar e resistir aos projetos mineradores e dar visibilidade às alternativas construídas e apresentadas pelas comunidades às atividades de exploração mineral em Portugal, Brasil, Chile e Perú.

A iniciativa conta com a participação de investigadores/as da Universidade Federal de Ouro Preto, Universidade Católica do Chile e da Oficina Ecologia e Sociedade do CES. E ainda de representantes da Associação Ambiente em Zonas Uraníferas-AZU e Associação dos ex-Trabalhadores das Minas de Urânio-ATMU, Comissão de luta contra o caulino de Bonitos-Soure, Associação ‘A Nossa Terra’, Plataforma ‘Algarve Livre de Petróleo’, Departamento para o Desenvolvimento Sustentável, Ambiente, Consumidores e Economia Social da CGTP, Núcleo Regional de Portalegre da Quercus, entre outros/as, que vão abordar as lutas contra a mineração e a sua indústria.

A atividade decorre no âmbito do projeto ENTITLE – Rede Europeia de Investigação de Ecologia Política, organizado pela Oficina Ecologia e Sociedade (CES). O programa completo está disponível aqui.