A poesia é convidada de honra no RÓMULO

O evento tem lugar a 12 de dezembro, pelas 18 horas, no RÓMULO - Centro Ciência Viva da Universidade de Coimbra.

10 dezembro, 2018≈ 3 mins de leitura

Na próxima quarta-feira, 12 de dezembro, pelas 18 horas, o RÓMULO – Centro Ciência Viva da Universidade de Coimbra recebe José Fanha. O poeta vai falar sobre “A poesia da ciência, a ciência da poesia”.

Sendo o RÓMULO um espaço de leituras de Ciência, nas vertentes mais pluridisciplinares, a poesia é, desta vez, convidada de honra pela voz de um poeta e declamador.

“Acima de tudo, continuo apaixonado pela poesia e por histórias”, explica o poeta, José Fanha. “Gosto de as escrever e gosto de ir a escolas e bibliotecas para ler poesia e contar histórias, porque a escrever histórias e a poesia nós deitamos cá para fora, e partilhamos com os outros, as nossas dores, os nossos sonhos e as nossas alegrias. E essa partilha é a coisa melhor que há na vida.”, finaliza.

O evento decorre no âmbito do programa 10 ANOS | 10 FIGURAS, que o RÓMULO está a desenvolver dentro das comemorações do seu 10.º aniversário. A sessão é destinada ao público em geral.

José Fanha nasceu em Lisboa e licenciou-se em arquitetura. Poeta e declamador, participou em milhares de sessões de animação cultural, acompanhando o grupo dos chamados badaleiros, em que participavam José Afonso, Adriano Correia de Oliveira, Francisco Fanhais, Manuel Freire, José Jorge Letria, Carlos Alberto Moniz, Fausto, entre outros. É autor de histórias e poesia para a infância, dramaturgo e dramaturgista, autor de letras para canções e textos para rádio, guionista de televisão e cinema. Tem dirigido Oficinas de Poesia e de Escrita além de desenvolver trabalho intenso de divulgação de poesia e promoção do livro e da leitura em Bibliotecas e escolas um pouco por todo o país.

RÓMULO – Centro Ciência Viva da Universidade de Coimbra