A técnica da Tipografia na Semana Cultural da UC

O lançamento do livro realiza-se às 18 horas, na Tipografia Damasceno.

15 março, 2016≈ 4 mins de leitura

© DR

Letra a letra se compõe os textos e se produzem imagens. O Clube dos Tipos pretende mostrar às pessoas como funciona uma tipografia e o trabalho de construção de um livro. “Convidámos as pessoas a assistir a este processo e inclusivamente, se quiserem, podem compor um pouco de texto”, afirma Joana Monteiro, uma das organizadoras do evento.

O lançamento do “Novo Manual do Tipógrafo” acontece no âmbito da 18.ª Semana Cultural da Universidade de Coimbra (UC), com o tema O Livro | No princípio, era o conhecimento. O objetivo não é só a partilha de conhecimento, mas também mostrar parte do espólio da UC utilizado para a construção da obra. Segundo Joana Monteiro, o Clube dos Tipos lançou um desafio à Universidade para ajudar no desenvolvimento o livro: “há alguns dos tipos móveis que são utilizados no manual que pertencem ao espólio da UC”.

o objetivo é mostrar às pessoas como eram construídos os livros

O evento conta com o lançamento do livro e ainda com a apresentação do projeto que levou à construção do manual. Joana Monteiro explica que o objetivo é mostrar às pessoas “como eram construídos os livros, como se produzem as imagens e como se compõe o texto, letra a letra”. No fundo, pretende mostrar-se todo o processo que “implica o passar da composição para a imposição e depois para a máquina”, conclui a responsável.

A obra foi desenvolvida para ser utilizada no contexto de oficinas de tipografia tradicional e de estudo da história da tipografia, “sem chegar a um nível avançado”, acrescenta Joana Monteiro. “É uma espécie de manual prático para a utilização num contexto presente e atual da forma como nós fazemos nossas oficinas”, refere.

O manual foi desenvolvido com ajuda de aprendizes tipógrafos que puderam participar na construção, através da realização de oficinas que decorreram no mês de fevereiro. Atividades semelhantes vão voltar a ser realizados, de acordo com Joana Monteiro. A ideia é que, ainda no decorrer da Semana Cultural, sejam organizados “workshops que já utilizem este manual”.

O lançamento do livro realiza-se às 18 horas, na Tipografia Damasceno. A apresentação conta com a presença do dono da tipografia, Rui Damasceno, que foi também convidado a participar na construção do manual: “nós invadimos a tipografia e convidamo-lo a fazer o livro connosco”, conta Joana Monteiro.

Para inscrições em workshops, pode encontrar mais informações aqui.

Pode conhecer toda a programação da 18ª Semana Cultural em uc.pt/semanacultural e ainda através do facebook, aqui.

Reportagem de Ana Zayara, estudante de Jornalismo e Comunicação na Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra.