A Torre da UC em Lego

Para a Torre da UC entrar na linha Architecture da Lego tem de recolher dez mil apoiantes no espaço de um ano.

16 março, 2016≈ 3 mins de leitura

© UC | Marta Costa

Há um monumento indissociável da cidade de Coimbra, que se vê, virtualmente, de todo o lado. A Torre da Universidade, edificada entre 1728 e 1733, é da autoria do arquiteto italiano António Canevari. Mas daqui a pouco tempo pode muito bem ser edificada por si, em sua casa, numa versão Lego.

A ideia surgiu no desenvolvimento de uma unidade curricular do curso de Arquitetura, conta Filipa Rocha. A antiga estudante da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra (FCTUC) conta que a sugestão era fazer “uma peça de design que fosse um souvenir da cidade, mas integrada na recente classificação da UNESCO”. Ao fazer a pesquisa, Filipa Rocha soube que a Torre da UC era “um ícone na paisagem” mas que precisava “fazer uma coisa diferente”.

Atualmente, a Torre da UC foi submetida ao Lego Projects, onde tem de angariar apoios (no mínimo dez mil apoiantes no espaço de um ano) para poder avançar a produção na Linha Architecture da Lego. “Seria um orgulho vermos a Torre da UC ao lado de tantos outros emblemáticos monumentos internacionais (como a ‘Torre Eiffel’, a ‘Torre de Pisa’, o ‘Big Ben’, a ‘Tower Bridge’, entre outros que esta Linha já produziu)”, afirma Filipa Rocha. “Quem gosta de Coimbra percebe que a peça pode ser interessante”, acrescenta ainda a antiga estudante.

lego torre da uc

Registe-se e apoie esta ideia através do sítio web da Lego: https://ideas.lego.com/projects/131351