A Viagem do Cérebro em Coimbra

Entre 4 de março e 1 de abril as neurociências saem à rua no âmbito da Semana Internacional do Cérebro.

02 março, 2017≈ 4 mins de leitura

© UC| Marta Costa

Cientistas do Centro de Neurociências e Biologia Celular (CNC) e do Instituto Biomédico de Investigação da Luz e da Imagem (IBILI) da Universidade de Coimbra (UC) vão levar as neurociências a diferentes públicos em Coimbra no âmbito da Semana Internacional do Cérebro.

A iniciativa, sob o mote «A Viagem do Cérebro», inicia-se com a Oficina de Arte & Ciência «Dar Corpo ao Cérebro», no próximo sábado, 4 de março, às 16h, no Convento de São Francisco, após a peça de teatro «Glândula Secreta» da companhia de teatro Marionet.

Destaque, também, para «Os Cérebros viajam até às escolas», uma ação de comunicação de ciência em escolas primárias, básicas, secundárias, universidades seniores e associações de pessoas com deficiência. Os laboratórios do CNC e do IBILI abrem as suas portas a visitas. As instituições interessadas podem inscrever-se gratuitamente através do email: scicomm@cnc.uc.pt.

De realçar igualmente a atividade «Cérebros viajam nos autocarros», fruto de uma parceria com os Serviços Municipalizados de Transportes Urbanos de Coimbra (SMTUC), em que os neurocientistas realizarão algumas viagens para conversas informais sobre o cérebro com os passageiros.

Já o evento «Cérebro em Cena» terá lugar no dia 18 de março, às 15h, no Museu da Ciência da UC.  O programa “Neuro-companheiros” será lançado nesta ocasião, consistindo num projeto de responsabilidade social dirigido a estudantes do ensino secundário, pertencentes a instituições de integração social da zona centro.

Um concurso será lançado no site e facebook do CNC e irá selecionar dois a três estudantes que terão a oportunidade de frequentar um estágio de verão no CNC. Todos os concorrentes poderão ainda participar num dia de atividades científicas no âmbito da Semana da Ciência e da Tecnologia 2017. Os estudantes devem submeter uma carta de motivação via email para scicomm@cnc.uc.pt , entre 15 e 31 de março.

Também o Laboratório de Bioquímica Genética (LBG) desenvolve, no âmbito de uma parceria com a Orquestra Clássica do Centro (OCC), duas iniciativas integradas na Semana do Cérebro, no Pavilhão Centro de Portugal: a palestra «A felicidade, o cérebro, a fronteiras do bem-estar/dependências e o papel das fábricas de energia», a 6 de março, inserida no jantar comemorativo dos 22 anos LBG, e, a 17 de março, as atividades «mãos-na-massa» e «à conversa com… uma neurocientista».

O programa termina, no dia 1 de abril, com «Cérebros no Parque». Entre as 14h e as 18h, neurocientistas dinamizarão uma tarde científica no Parque Verde do Mondego com muitas atividades, jogos, desafios e experiências para miúdos e graúdos. O programa completo pode ser consultado em: http://www.cnbc.pt/outreach/outreach00_1.asp

A Semana do Cérebro conta com as parcerias da UC, Dana Foundation, Ciência Viva, Sociedade Portuguesa de Neurociências, RUC, Museu da Ciência da UC, SMTUC, Centro de Ecologia Funcional, Orquestra Clássica do Centro, Marionet e jornal Público. O projeto da Semana Internacional do Cérebro do CNC e do IBILI foi financiado pela Federação Europeia das Sociedades de Neurociências (FENS).

CartazSemanaCerebro2017WEB_novo