A3ES certifica Sistema Interno de Garantia da Qualidade da Universidade de Coimbra

17 novembro, 2017≈ 3 mins de leitura

© UC | Ana Zayara

A Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior (A3ES) acaba de certificar o Sistema Interno de Garantia da Qualidade (SIGQ) da Universidade de Coimbra (UC).

Este “selo” de qualidade, válido por seis anos, reconhece «a cultura de qualidade da instituição, o seu comprometimento com a melhoria contínua e a sua capacidade de planear, monitorizar, avaliar, ajustar ou corrigir as ações que desenvolve no quadro da sua missão institucional, nomeadamente nos pilares de ensino, investigação e articulação com a comunidade», nota a vice-reitora da UC responsável pela área, Madalena Alarcão.

«Para além do reconhecimento externo de um sistema com um grau de maturidade substancial», a certificação do SIGQ da UC «permite à instituição esperar que, no segundo ciclo de avaliação da oferta formativa, a iniciar no presente ano, se concretize, efetivamente, a simplificação anunciada pela Agência de Avaliação e Acreditação», realça a vice-reitora.

Em Portugal, a avaliação e acreditação da oferta formativa é obrigatória. Pelo contrário, a certificação dos sistemas de garantia da qualidade é um exercício voluntário mas assumido pela Agência como uma condição prévia, facilitadora, da simplificação dos procedimentos de avaliação e acreditação das instituições e dos ciclos de estudo.

No Espaço Europeu de Ensino Superior, assume-se que “a qualidade e a garantia da qualidade são responsabilidade, em primeiro lugar, das próprias instituições de ensino superior” (A3ES, julho 2011, Manual para o processo de auditoria).

Nesse sentido, a Universidade de Coimbra tem vindo a consolidar o seu sistema de gestão através da definição anual de um plano de qualidade, alinhado com o Plano Estratégico da instituição e com o Plano de Ação dos seus vários setores. É dada uma atenção especial à atualização e melhoria de procedimentos e ao resultado das diversas auditorias internas e outros exercícios de autoavaliação de todas as unidades e serviços, com vista à melhoria contínua.

Cristina Pinto