AAC e Universidade renovam parceria Académica Start UC

Os organizadores destacaram o "sucesso" do primeiro ano da iniciativa.

22 setembro, 2017≈ 3 mins de leitura

© UC | Paulo Amaral

Um ano depois de ter sido implementado, o projeto Académica Start UC – Rede de Embaixadores para o Empreendedorismo inicia agora o segundo ano, com 26 novos estudantes embaixadores. Na cerimónia de tomada de posse, o vice reitor Amílcar Falcão destacou os resultados da primeira edição, que “foram muito bons”.

“Tivemos os 26 embaixadores capacitados, 26 eventos realizados – um por cada embaixador (quando a meta inicial era de 15 eventos), tivemos mais de 150 parceiros complementares, o que significa que o envolvimento da sociedade civil foi muito superior ao que era a nossa expetativa”, enumerou o vice reitor. Amílcar Falcão destacou ainda o número de participantes que ultrapassou em mais do dobro os inicialmente previstos: “tivemos cerca de 3300 participantes, dos quais 2500 foram estudantes da UC, sendo que a meta inicial era de mil estudantes”.

O Académica Start UC é, para o presidente da Direção-geral da Associação Académica de Coimbra (DG/AAC), Alexandre Amado, “um projeto pioneiro”, que faz com que a UC seja “uma universidade de referência”. “Criámos algo de diferente, novo, que veio fazer crescer muitos estudantes, e conseguimos ter uma função essencial na academia”, referiu ainda Alexandre Amado.

Também o Reitor da UC, João Gabriel Silva, enalteceu o trabalho dos embaixadores. Mesmo que o modelo seja transferido para outras universidades, João Gabriel Silva acredita que o Académica Start UC encontrou nos estudantes da UC os melhores embaixadores: “esta iniciativa tem muito a ver com a AAC e o espírito que a distingue de todas as outras associações de estudantes do País”, afirmou. Para o reitor, o projeto “encaixa muito bem na filosofia e na complexidade de desafios que os nossos estudantes estão habituados a responder”.

O “Académica Start UC – Rede de Embaixadores para o Empreendedorismo” é um projeto de sensibilização, educação e formação dos estudantes da UC para a inovação e empreendedorismo, criado pela Universidade de Coimbra e pela Associação Académica de Coimbra (AAC), tendo como base os 26 núcleos de estudantes da AAC. Saiba mais sobre o projeto aqui.

Texto de: Marta Costa