AAC promove banco de voluntariado

As inscrições estão abertas a partir de hoje, 28 de maio, e há 14 entidades envolvidas.

28 maio, 2018≈ 3 mins de leitura

© UC | Marta Costa

O Associa-te é uma “plataforma concebida pela Associação Académica de Coimbra (AAC) em parceria com várias instituições” e que tem como objetivo principal “garantir que os estudantes da Universidade de Coimbra (UC) que queiram envolver-se em voluntariado e participar, possam encontrar, através da AAC, um rol de várias oportunidades”. Quem o afirma é o presidente da Direção-geral da AAC, Alexandre Amado, durante a apresentação do projeto.

O banco de voluntariado da AAC está, desde hoje, 28 de maio, a aceitar inscrições para voluntários e conta com uma lista de 14 associações e entidades associadas onde vai ser possível fazer voluntariado. O projeto “resulta de uma reflexão do que deve ser o papel da AAC na cidade, da capacidade da AAC de mobilizar os estudantes da UC para terem uma ação cívica e uma intervenção ativa e permanente na comunidade onde se inserem”, sublinha Alexandre Amado. Para o responsável, a ideia é que, a médio prazo, “todas as ofertas, oportunidades e necessidades, em termos de voluntariado, de todas as instituições de solidariedade social e associações cívicas da cidade possam estar concentradas no banco da AAC”.

O voluntariado pode ser ocasional ou continuado, numa das instituições do Associa-te. No final de cada ano, está prevista uma avaliação de desempenho “para garantir que o banco de voluntariado vai cumprindo o seu objetivo e melhorando ao longo do tempo”, acrescenta Alexandre Amado.

O próximo passo dos estudantes é “garantir uma boa base de voluntários”, o que se vai traduzir por ações de sensibilização e informação sobre a iniciativa. No futuro, Alexandre Amado espera que o Associa-te expanda de forma a “atingir toda a cidade”.

Pode conhecer todas as instituições envolvidas aqui. Mais sobre o projeto Associa-te aqui.

Marta Costa