ADAI comemora 25 anos de vida

A ADAI é a Associação para o Desenvolvimento da Aerodinâmica Industrial

03 novembro, 2015≈ 4 mins de leitura

© UC | Karine Paniza

Na próxima quarta-feira, dia 4 de novembro, vai realizar-se no Auditório do Departamento de Engenharia Mecânica (DEM) da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra (FCTUC), entre as 14.30h e as 17.00h, uma sessão comemorativa do 25º aniversário da Associação para o Desenvolvimento da Aerodinâmica Industrial (ADAI).

A sessão comemorativa conta com as presenças do Vice-reitor da UC, Amílcar Falcão; Presidente do Instituto Português do Mar e da Atmosfera, Miguel Miranda; Presidente da Câmara Municipal da Figueira da Foz, João Ataíde; e Bastonário da Ordem dos Engenheiros, Carlos Matias Ramos.

A ADAI é uma associação privada sem fins lucrativos dedicada à realização de investigação científica fundamental e aplicada e à prestação de serviços na área da aerodinâmica industrial e afins, cuja escritura de constituição foi firmada em 9 de julho de 1990. A ADAI surgiu para dar apoio e expressão à atividade de investigação desenvolvida por um conjunto de investigadores do DEM, das áreas de Mecânica dos Fluidos, Transmissão de Calor e Climatização e Ambiente. Mais tarde juntaram-se os especialistas das áreas de Termodinâmica e Detónica.

Uma das primeiras iniciativas da ADAI foi a construção e o equipamento do Laboratório de Aerodinâmica Industrial (LAI), em 1992, localizado na Avenida do Vale das Flores, num terreno cedido pela Câmara Municipal de Coimbra à Universidade de Coimbra. Em 1999 foi concluído o Laboratório de Estudos sobre Incêndios Florestais (LEIF), situado na Lousã, para albergar os equipamentos de investigação na área dos incêndios florestais. A partir de 21 de Março de 2001, com a incorporação de investigadores da área de Energética e Detónica, a ADAI passou a dispor dos recursos proporcionados pelo Laboratório de Energética e Detónica (LEDAP), situado em Condeixa.

A capacidade de desenvolver trabalho experimental e de simulação numérica em áreas de grande interesse prático, tais como a engenharia do vento, a aerodinâmica de veículos, conforto ambiental, eficiência energética, incêndios florestais tem sido suportada pela participação num grande número de projetos de investigação, com financiamento nacional e estrangeiro e com contratos com a indústria.

Em 2006, com a criação do Laboratório Associado de Energia Transportes e Aeronáutica (LAETA), a ADAI passou a integrar esta unidade de investigação que reúne alguns dos principais centros de investigação em engenharia mecânica das Universidades de Lisboa, Porto, Coimbra e Beira Interior, com mais de duzentos investigadores doutorados.

Desde 2010, a ADAI encontra-se estruturada em dois grupos de investigação, o de Energia, Ambiente e Conforto, que abrange as áreas de aerodinâmica industrial, desempenho de veículos, conservação de energia, ecologia industrial e conforto ambiental, e o de Incêndios Florestais e Detónica, que abrange as áreas dos incêndios florestais, da detónica, pirotecnia e segurança industrial.

A ADAI é gerida por um Conselho de Administração constituído pelos Professores Domingos Xavier Viegas (Presidente), Manuel Carlos G. Silva (Vice-Presidente), José Joaquim Costa (Secretário), José Manuel B. Ribeiro (Vogal) e Adélio Gaspar (Vogal).

Partilhe