Adriana Calcanhotto na Universidade de Coimbra

Durante um semestre, a cantautora brasileira é professora convidada da Faculdade de Letras.

03 novembro, 2016≈ 3 mins de leitura

© Jornal Público

Adriana Calcanhotto vai estar em residência artística na Universidade de Coimbra (UC) entre fevereiro e junho de 2017. A conhecida cantora e compositora brasileira vem escrever um livro para crianças sobre a UC e desenvolver um plano de atividades intenso na Faculdade de Letras (FLUC): aulas abertas em articulação com as áreas de Português e de Estudos Artísticos, ateliês sobre escrita e produção artística, palestras e exposições.

A embaixadora da UC revelou estar “muito feliz e animada” com este desafio que a fará estar em Coimbra no primeiro semestre de 2017, a convite da Reitoria e do Instituto de Estudos Brasileiros da FLUC.

Segundo Osvaldo Manuel Silvestre, coordenador do Instituto de Estudos Brasileiros da FLUC, “Adriana Calcanhotto é uma cantora e compositora de perfil raro, que tanto devora o legado de Caetano Veloso como a poesia de Mário de Sá-Carneiro ou a prática performativa de Hélio Oiticica – sem esquecer o vasto acervo da música popular brasileira, de Dorival Caymmi à bossa nova e a Roberto Carlos, e tantos outros. Faz, pois, todo o sentido que Adriana (Calcanhotto e Partimpim, sem distinção) seja, por um semestre, professora convidada na FLUC, para podermos todos aprender com ela! Como se diz no seu Rio Grande do Sul, tri legal, Adriana!”

“É com entusiasmo que receberemos Adriana Calcanhoto como professora convidada”, afirma o diretor da FLUC, José Pedro Paiva. “O prestígio do seu percurso artístico e a sua densa dimensão humana, cultural e cívica, facetas que motivaram o convite, contribuirão para ajudar a FLUC a revivificar os Estudos Brasileiros e permitirão robustecer a formação que proporcionamos aos estudantes, em especial aos que frequentam a área de Estudos Artísticos”, acrescenta. De acordo com o diretor da FLUC, “a troca de experiências que esta estadia vai oferecer enriquecerá o corpo docente que tem mais convívio com os campos de saber que Adriana Calcanhoto percorre e também contribuirá para marcar a produção artístico-cultural futura desta magistral cantautora brasileira”.

Adriana Calcanhotto é um dos nomes mais conceituados da música brasileira. Desde o seu primeiro álbum, lançado em 1990, a sua obra tem refletido vários géneros da música popular brasileira, assim como a própria poesia modernista de Portugal e do Brasil ou a poesia concreta. Desde 2004, Adriana tem sido também Adriana Partimpim, um bem sucedido projeto musical para crianças que tem já três discos editados, um deles premiado com um Emmy Latino.

Recorde o concerto de Adriana Calcanhotto na Biblioteca Joanina no qual aceitou ser embaixadora da UC no Brasil em https://noticias.uc.pt/universo-uc/adriana-calcanhotto-e-a-embaixadora-da-universidade-de-coimbra-no-brasil/.