O consórcio Ageing@Coimbra, coordenado pela Universidade de Coimbra, associa-se à promoção e divulgação das atividades dos seus membros aderentes nas comemorações do Dia Internacional do Idoso, na próxima segunda-feira, 1 de outubro. “Esta data e estas iniciativas são importantes porque permitem trazer para primeiro plano a necessidade de fomentar políticas e práticas que, facilitando o apoio e a integração das pessoas idosas, conduzam a uma sociedade mais justa e feliz”, aponta o coordenador do Ageing@Coimbra, Manuel Teixeira Veríssimo.

Entre as atividades que vão decorrer a 1 de outubro, destacam-se o início do ano letivo da Universidade Sénior APOSENIOR (com várias iniciativas, que incluem a visita a uma exposição na em Coimbra) e a palestra organizada pela Fundação Portuguesa A Comunidade Contra a SIDA em parceria com a Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra intitulada “A Vivência dos Afetos e da Saúde no Outono da Vida”. O Município de Pombal organiza uma “Tarde de Fados”. O CASPAE (Centro de Apoio Social de Pais e Amigos da Escola Nº 10) promove três atividades no âmbito do Projeto Cuidar-te e Ativar-te, desde uma sessão de dança terapêutica, psicomotricidade e relaxamento. E a Cáritas Diocesana de Coimbra tem programadas duas atividades: o Encontro Intercentros do Idoso e o Encontro de Estruturas Residenciais.

Estes eventos – dirigidos a idosos mas também à restante população – têm como principal enfoque a promoção de um envelhecimento ativo e saudável. “Sendo uma conquista, o envelhecimento da população é também um desafio à sociedade e só será verdadeiramente ganho quando para além do ganho em anos de vida exista também ganho em qualidade de vida”, sublinha Manuel Teixeira Veríssimo, também professor da Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra e especialista em Medicina Interna.

O Ageing@Coimbra é um consórcio que visa a valorização do papel do idoso na sociedade. Para além da Universidade de Coimbra, tem como membros fundadores a Administração Regional de Saúde do Centro, o Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra, a Câmara Municipal de Coimbra e o Instituto Pedro Nunes.

 

Ageing@Coimbra

Redes Sociais

Os comentários estão fechados

« »