Aluna da UC vence concurso internacional sobre Direitos e Liberdades

19 maio, 2015≈ 2 mins de leitura

© UC | Milene Santos

Vera Ferreira, aluna do 3º ano da Licenciatura em Relações Internacionais da Universidade de Coimbra (UC), foi a vencedora nacional do “LabCitoyen”, um concurso dirigido a jovens francófonos de todo o mundo e que incide na temática dos “Direitos e das Liberdades”.

Promovido pelo Institut Français, o LabCitoyen é um projeto de âmbito global que procura incutir nos jovens a importância da defesa e do respeito pelos Direitos Humanos.

A edição 2015, a primeira em que Portugal participou, teve como tema “os direitos do Homem face aos desafios do ambiente”, convidando os jovens universitários a refletirem sobre «os efeitos das perturbações climáticas nas sociedades e as consequentes ameaças sobre o respeito pelos direitos do Homem no mundo».

Para entregar o prémio à vencedora, o Embaixador de França, Jean-François Blarel, desloca-se à Universidade de Coimbra na próxima sexta-feira, dia 22 de maio. A cerimónia tem lugar na Sala do Senado, pelas 11 horas.

vai proporcionar-me uma experiência extremamente enriquecedora

Para a aluna da UC, o prémio LabCitoyen «vai proporcionar-me uma experiência extremamente enriquecedora, pois será uma excelente oportunidade para debater e analisar uma temática atual com jovens de todo o mundo».

Ao vencer o LabCitoyen em Portugal, Vera Ferreira terá a oportunidade de viajar até Paris para participar em conferências e debates com dezenas de jovens francófonos oriundos de todo o mundo.