Aluno da UC na final europeia do ClimateLaunchpad 2017

Evento é uma das maiores competições mundiais de ideias de negócio amigas do ambiente.

23 junho, 2017≈ 4 mins de leitura

© DR

Francisco Duarte, aluno do Programa Doutoral em Sistemas de Transportes da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra (FCTUC), foi um dos três vencedores da competição ClimateLaunchpad, que terminou ontem, dia 22 de junho, no Parque de Ciência e Tecnologia da Universidade do Porto (UPTEC).

O aluno apresentou a ideia tecnológica PAVNEXT – Pavement Energy Efficient Extractor -, uma alternativa às Lombas Redutoras de Velocidade (LRV), permitindo a redução do número de acidentes e da sua gravidade. Além disso, permite produzir energia elétrica pela passagem dos veículos e fazer contagens de tráfego.

É já o terceiro prémio obtido com o projeto PAVNEXT. Anteriormente, Francisco Duarte venceu o Big Smart Cities Coimbra, em maio passado, e a primeira edição do Prémio Inovação Segurança Rodoviária, em 2016.

O sistema PAVNEXT consiste num equipamento para aplicação em pavimentos rodoviários que possibilita a redução de forma ativa da velocidade de circulação dos veículos através da extração da sua energia cinética, com um impacto mínimo sobre os veículos, ao contrário das LRV.

Francisco Duarte

Francisco Duarte é aluno do Programa Doutoral em Sistemas de Transportes da FCTUC

O equipamento pode ser colocado em vários locais, designadamente em trechos de estrada que antecedem as passagens para peões e as interseções (cruzamentos e rotundas); trechos de estrada com elevada exposição ao tráfego, especialmente zonas com ocupação lateral residencial, escolar ou hospitalar; outros trechos de estrada onde se pretenda controlar de forma eficaz a velocidade de circulação.

O ClimateLaunchpad é uma das maiores competições mundiais de ideias de negócio amigas do ambiente (http://climatelaunchpad.org/). É parte do Climate-KIC que pretende criar oportunidades para os empreendedores enfrentarem a mudança climática no mundo, sendo financiado através do European Institute of Innovation and Technology (EU).

Em Portugal, a competição é promovida pelo UPTEC e pela Sociedade Portuguesa de Inovação (SPI).

Os três vencedores da competição nacional vão representar Portugal na final europeia, que terá lugar, nos dias 17 e 18 de outubro, em Chipre, e que vai atribuir 10.000 euros ao primeiro classificado, 5.000 ao segundo classificado, e 2.500 ao terceiro.

Francisco Duarte está a finalizar a sua Tese de Doutoramento intitulada Pavement Energy Harvesting System to Convert Vehicles Kinetic Energy into Electrical Energy, sob a orientação do Professor Adelino Ferreira, do Departamento de Engenharia Civil da Universidade de Coimbra.

O aluno é também membro da equipa de investigação do projeto PAVENERGY – Pavement Energy Harvest Solutions (PTDC/ECM-TRA/3423/2014), coordenado por Adelino Ferreira e cofinanciado pelo FEDER através do Programa Operacional Competitividade e Internacionalização (COMPETE 2020) e por fundos nacionais através da Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT).

Nota de Imprensa: Cristina Pinto