Aluno da UC vence Big Smart Cities Coimbra

02 maio, 2017≈ 3 mins de leitura

© DR

O aluno Francisco Duarte, do programa doutoral em Sistemas de Transportes da Universidade de Coimbra (UC), venceu o Big Smart Cities Coimbra, realizado a 27 de abril, no Instituto Pedro Nunes (IPN).

O estudante concorreu com a ideia tecnológica PAVNEXT – Pavement Energy Efficient Extractor – e, além de ganhar o prémio inicial de 500 euros, garantiu a classificação entre os 20 finalistas para disputar a final do BIG Smart Cities, que atribuirá um prémio de 10 mil euros, seis meses de incubação no Vodafone Power Lab e uma viagem para conhecer um polo de inovação da Ericsson na Europa.

O sistema PAVNEXT é uma versão melhorada do anterior sistema VENEX e constitui uma alternativa às Lombas Redutoras de Velocidade (LRV), permitindo a redução do número de acidentes e da sua gravidade.

Na prática, o PAVNEXT consiste num equipamento para aplicação em pavimentos rodoviários que permite reduzir de forma ativa a velocidade de circulação dos veículos através da extração da sua energia cinética, com um impacto mínimo sobre os veículos, ao contrário das LRV. Permite, também, produzir energia elétrica pela passagem dos veículos e fazer contagens de tráfego.

Este equipamento extrai energia em função da velocidade de circulação do veículo. Quanto maior a velocidade, maior a extração energética. Deste modo, os condutores que circularem dentro dos limites de velocidade não serão penalizados, sendo retirada energia em função do local. O objetivo é tentar manter os veículos, tanto quanto possível, dentro dos limites de velocidade definidos para cada local.

O sistema poderá ser colocado em trechos de estrada que antecedem as passagens para peões e as interseções (cruzamentos e rotundas); trechos de estrada com elevada exposição ao tráfego, nomeadamente zonas com ocupação lateral residencial, escolar ou hospitalar; outros trechos de estrada onde se pretenda controlar de forma eficaz a velocidade de circulação.

Francisco Duarte está a finalizar o seu doutoramento intitulado “Pavement Energy Harvesting System to Convert Vehicles Kinetic Energy into Electrical Energy”, sob a orientação do professor Adelino Ferreira, do Departamento de Engenharia Civil da Faculdade de Ciências e Tecnologia da UC.

Cidades inteligentes
O BIG Smart Cities by Vodafone Power Lab e Ericsson é uma competição de empreendedorismo que premeia ideias de base tecnológica que melhorem a vida de quem vive, estuda, trabalha ou visita as cidades, dentro de 5 áreas: smartliving, smart green, smartgovernment, smartinclusion e smarttourism. A 5ª edição teve início no dia 17 de abril e a final vai disputar-se a 11 de julho, onde vão ser apresentados publicamente os pitches dos projetos finalistas.