Aluno da UC vence Prémio Secil Universidades Arquitetura

Jan 19, 2015

3- axonometria explodida
O prémio distingue anualmente jovens talentos da arquitetura com base em projetos académicos

“A minha proposta de arquitetura foi premiada porque não é só uma torre e uma cantina enterrada, é o resultado de muita investigação histórica, de muita análise urbana e muitas folhas sarrabiscadas até chegar ao resultado final”. É assim que José Rafael Freitas descreve o trabalho com o qual venceu o Prémio Secil Universidades Arquitetura 2013, anunciado recentemente.

O projeto do aluno do Departamento de Arquitetura (DARQ) da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra (FCTUC) foi um dos seis vencedores do prémio que é uma referência e que distingue anualmente os novos talentos da arquitetura portuguesa. “O projeto é o resultado de um ano inteiro de investigação e estudo de soluções sobre uma área na alta de Coimbra muito descaracterizada, com muitos problemas urbanísticos”, adianta Rafael Freitas.

No trabalho, orientado pelo docente do Departamento de Arquitetura Paulo Providência, Rafael Freitas sugere a requalificação da praça D. Dinis, entre as construções monumentais do Estado Novo e os monumentos históricos da Alta de Coimbra. Para este espaço o autor propõe a “construção de uma série de equipamentos de apoio académico e social, com destaque para o volume horizontal da cantina em contraponto com a implantação e a proporção da torre, centro de receção e informação sobre a universidade”.

9- vista desde a encosta

Para o autor trata-se de um trabalho que pode contribuir para o futuro da cidade de Coimbra. “Mesmo que não sejam realizados com o objetivo de serem construídos, estes projetos académicos lidam com problemas reais e chegam a conclusões que podem ser úteis em futuras intervenções nas nossas cidades”, refere.

Além da Universidade de Coimbra foram distinguidos com o prémio alunos da Universidade Autónoma de Lisboa, do Instituto Superior Técnico, da Faculdade de Arquitetura da Universidade do Porto e da Faculdade de Arquitetura da Universidade de Lisboa.

Na edição 2013, o Júri do Prémio Secil Universidades Arquitetura foi presidido por João Luís Ferreira e constituído por Carlos Prata (FAUP), João Carlos Lopes dos Santos (Secretaria de Estado da Cultura), Francisco Teixeira Bastos (Instituto Superior Técnico), João Belo Rodeia (Universidade Autónoma de Lisboa), Pedro Mendes (ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa), Susana Tavares dos Santos (Universidade da Beira Interior), Teresa Novais (Universidade Lusíada do Porto), Joana Vilhena (Secil) e Ana Rita Santos (Ordem dos Arquitetos).

Um comentário a Aluno da UC vence Prémio Secil Universidades Arquitetura

1. Sayuri Goda diz:

Parabéns! Sei bem como se vocês trabalham a dia pós dia. Parabéns à sua ideia, ao seu esforço e à sua dedicação para à Arquitectura como uma ciência. E parabéns tambén aos seus colegas e à sua família.
    E boa continuação!
    de antiga estagiária na Biblioteca DARQ