Dois alunos do Departamento de Química da Universidade de Coimbra, Patrícia Frazão e Luís Veríssimo, descobriram, analisaram e recomendaram a alteração de um erro crítico na Norma ISO 8467:1993.

A Norma, de uso quase universal, padroniza o controlo de qualidade da água para consumo humano. É usada por todos os fornecedores públicos de água de consumo humano, e laboratórios de análise de controlo de qualidade de água, incluindo reservatórios e piscinas. Serve ainda de base técnica a legislação e regulamentação conexa.

A Norma 8467:1993 protege, assim, as condições de vida de milhares de milhões de pessoas em todo o mundo, todos os dias.

A Recomendação Técnica de Correção foi aceite pelo Comité relevante da ISO (Organização Internacional de Normalização), que reúne 207 países e 113 organizações, iniciando um processo de alteração da Norma que será reconhecido em todo o mundo.

O erro detetado pelos dois alunos estava na Norma desde 1993, não tendo sido descoberto até agora.

Redes Sociais

4 comentários a Alunos da UC corrigem importante Norma Internacional relacionada com a qualidade do consumo de água

  1. Ribeiro dos Santos diz:

    Fiquei no desconhecimento do erro identificado e da correcção conseguida. Por acaso tem a ver com o frequente excesso de fosfatos encontrados à saída da torneira, por um simples aquariófilo, que tantos danos provocam nos rins de humanos, felinos e não só ?
    Se possível, agradeço mais informação.
    Ribeiro dos Santos

    • Luis Verissimo diz:

      Muito gratos pelo seu interesse. Foi verificada uma discrepância de valores no limite de concentração de iões cloro na definição de aplicabilidade da Norma ISO 8467:1993.
      As questões que descreve não integram o nosso estudo.

  2. João diz:

    Mas qual foi o erro?

    • Luis Verissimo diz:

      Muito gratos pelo seu interesse. Foi verificada uma discrepância de valores no limite de concentração de iões cloro, na definição de aplicabilidade da Norma ISO 8467:1993.

« »