Alunos de Engenharia Informática da UC lançam aplicação móvel que localiza autocarros de Coimbra em tempo real

29 dezembro, 2016≈ 3 mins de leitura

Já está disponível a BusTUC, uma aplicação móvel que permite mostrar a localização em tempo real dos autocarros dos Serviços Municipalizados de Transportes Urbanos de Coimbra (SMTUC).

A aplicação foi desenvolvida por cinco alunos da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra (FCTUC), no âmbito da cadeira de Processos de Gestão e Inovação (PGI) do 3º ano da Licenciatura de Engenharia Informática (LEI), sendo possível efetuar download na GooglePlay (https://play.google.com/store/apps/details?id=app.bustuc&hl=pt_PT) para smartphones com sistema operativo Android.

O que distingue a BusTUC de outras aplicações existentes “é mostrar a localização dos autocarros ao minuto. É possível, também, visualizar todos os horários e rotas dos autocarros dos SMTUC. A localização dos autocarros é feita pelos próprios utilizadores da aplicação, ou seja, um utilizador que esteja em qualquer um dos autocarros dos SMTUC escolhe o número da rota onde se encontra e partilha a sua localização com a aplicação. Desta forma, todos os outros utilizadores da aplicação conseguirão saber a localização desse autocarro”, explicam os estudantes Angélica Carvalho, Gonçalo Lopes, João Damasceno, Mariana Cunha e Paulo Cruz.

A aplicação funciona como uma comunidade, quanto mais utilizadores concederem as suas localizações, mais utilizadores poderão informar-se e usufruir das vantagens e objetivo da aplicação.

A BusTUC, notam ainda os alunos, pretende “resolver um problema que afeta a vida de todos os utilizadores de autocarros de Coimbra, não perder o autocarro e chegar a horas ao local pretendido”.