Alunos do Ensino Secundário nos Laboratórios da Faculdade de Ciências e Tecnologia da UC

Os jovens vão vestir a pele de cientista e participar em várias atividades, desde a realização de experiências até saídas de campo.

30 junho, 2016≈ 3 mins de leitura

© DR

Entre os próximos dias 4 e 15 de julho, diferentes centros de investigação da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra (FCTUC) vão acolher nos seus laboratórios alunos do ensino secundário, no âmbito do programa de estágios Ciência Viva.

No centro de investigação de Química-Física Molecular vão ter a oportunidade de identificar e recolher plantas halófitas que nascem espontaneamente nas salinas da Figueira da Foz, participar ativamente em processos necessários para as caracterizar, em termos de valor nutricional e potencial antioxidante e medicinal, bem como usar técnicas de preservação e extração dos compostos presentes nas plantas que lhes conferem características específicas, por exemplo, nutritivas e terapêuticas (nutracêuticas) e medicinais.

Já nos laboratórios do Centro de Química, os alunos vão desenhar e modificar moléculas e assim descobrir que a química é uma ciência central, por exemplo, para a medicina e a farmácia.

No Laboratório de Instrumentação e Física Experimental de Partículas – LIP – vai aprofundar-se os conhecimentos sobre moléculas, átomos, isótopos e iões.

Para os jovens que vão integrar o Centro de Investigação em Engenharia dos Processos Químicos e dos Produtos da Floresta, os desafios passam por investigar no tratamento de águas residuais por processos químicos, participar na preparação de catalisadores sólidos para aumentar a eficiências das reações químicas e no desenvolvimento de um aerogel à base de sílica, entre outras atividades.

No Centro de Ecologia Funcional vai abordar-se a problemática dos incêndios florestais. Serão realizadas saídas de campo à Serra da Estrela, ao local onde ocorreu um grande incêndio em 2015, com o objetivo de caracterizar a regeneração pós-incêndio da vegetação. Serão ainda recolhidas sementes para a realização de experiências de germinação com estímulos associados ao fogo (exemplo: calor, fumo, nutrientes) e condições de stress hídrico.