Alunos, funcionários e professores da UC colaboram na produção de viseiras de proteção contra a Covid-19

11 abril, 2020≈ 3 mins de leitura

© DR

Toda a comunidade da Universidade de Coimbra uniu esforços nas últimas semanas, colaborando na produção de viseiras de proteção para os profissionais de saúde que estão na linha da frente do combate contra a Covid-19.

Após o desenvolvimento – por uma equipa de investigadores e alunos, liderada por Norberto Pires, do Departamento de Engenharia Mecânica da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra – de um modelo de viseira, de fácil produção e montagem, que permite que qualquer cidadão possa fabricar (através de impressoras 3D) estes equipamentos de proteção, já foram disponibilizados livremente outros dois modelos com alterações que facilitam o seu uso e aumentam a proteção em situações de cirurgia e melhoria de visualização para processos minuciosos. Ao mesmo tempo, alunos, funcionários e professores da UC juntaram-se ao esforço coletivo de produção de viseiras.

Depois de uma oferta de 1000 suportes para viseiras, os estudantes instalados nas residências dos Serviços de Ação Social da UC ajudaram a fazer a sua montagem. Num esforço conjunto, foi igualmente possível recolher cerca de 6000 folhas de acetato que são usadas para a produção de viseiras.

viseiras UC 2020 2

Este trabalho coletivo contou com a importante colaboração de empresas como a Tecnimoplás, no fabrico das viseiras (modelo “Universidade de Coimbra 2020”), e de parceiros como Roctary Club da Figueira da Foz, com doações que permitiram a aquisição de elástico e PVC (necessário para a produção de viseiras destinadas a cirurgias).

Os equipamentos de proteção individual que resultaram do trabalho coletivo da comunidade UC já foram entregues em mais de duas dezenas de organizações, entre serviços de saúde, laboratórios de análises clínicas, farmácias, corporações de bombeiros, lares e demais instituições particulares de solidariedade social. Novas remessas deverão ser distribuídas nas próximas semanas.

Esta é mais uma iniciativa integrada na plataforma UC Against Covid-19, que agrega todos os projetos de investigação e inovação da UC associados à luta contra a pandemia.

UC Business