Antigos Estudantes de Coimbra juntam-se para assinalar 65 anos da Tomada da Bastilha II

Programação do 49.º Dia do Antigo Estudante arranca pelas 10 horas junto à Porta Férrea e termina com uma gala no Teatro Académico de Gil Vicente.

27 março, 2019≈ 4 mins de leitura

© UC | Karine Paniza

Ser antigo estudante da Universidade de Coimbra (UC) está muito além de ter feito o curso ou das aulas. É também fazer parte de uma história de luta e conquistas, que marcaram e continuam a marcar a sociedade.

A 4 de abril assinala-se mais um dos capítulos dessa história. Foi a “4 de abril de 1954 aconteceu em Coimbra uma revolução que, à semelhança do que aconteceu em 1920, acabou por dar origem à atual sede da Direção Geral da Associação Académica de Coimbra (AAC) e até do Teatro Académico de Gil Vicente. A essa revolução passou a chamar-se a Tomada da Bastilha II”. A explicação é de Polybio Serra e Silva que considera que o evento “foi um passo enorme” para que a AAC “se tornasse o que é hoje”.

Desde 2018 que o Dia do Antigo Estudante de Coimbra “deixou de ser uma data móvel e assumiu o dia 4 de abril”, continua o antigo estudante. Assim, o dia da Tomada da Bastilha II, em 2019, tem “programadas diversas atividades” para os que se quiserem juntar, convida Polybio Serra e Silva.

Com o ponto de encontro marcado para as 10 horas, na Porta Férrea, os antigos estudantes seguem para a capela de São Miguel, para uma missa cantada, às 11 horas. Depois de cumprimentos ao Reitor da UC e da “fotografia da praxe”, acontece, no Palácio de São Marcos, um almoço e chá dançante. De regresso a Coimbra, está previsto o descerramento de uma placa comemorativa dos 65 anos da Tomada da Bastilha II, no edifício sede da AAC.

As inscrições para as atividades do Dia do Antigo Estudante de Coimbra podem ser realizadas por telefone, através do número 916867216, ou presencialmente, na Associação de Antigos Estudantes de Coimbra em Coimbra, Rua Pinheiro Chagas, n.º 94, até 29 de março. Mais informações através da página de Facebook da associação.

Para a noite, o Teatro Académico de Gil Vicente (TAGV) recebe, uma vez mais, a gala do Antigo Estudante de Coimbra. O espetáculo, que conta com a participação dos grupos Alma de Coimbra e da Tuna Académica da Universidade de Coimbra, tem início marcado para as 21h30 e está inserido na programação da 21.ª Semana Cultural da Universidade de Coimbra. Os bilhetes também já se encontram à venda, presencialmente ou através da bilheteira online do TAGV. Mais informação sobre o evento aqui.

Se quiser saber mais sobre a Tomada da Bastilha II pode adquirir o livro na sede da Associação de Antigos Estudantes de Coimbra em Coimbra ou no dia do evento.

Conheça toda a programação da 21.ª Semana Cultural da Universidade de Coimbra aqui.

Marta Costa e Karine Paniza