Apresentação da obra “Patrimónios de influência portuguesa: modos de olhar”

Set 22, 2015

PartilheShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Email this to someone

patrimoniosdeinfluencia2
A obra vai ser apresentada na Fundação Calouste Gulbenkian, em Lisboa.

No dia 24 de setembro, pelas 18h, o auditório 3 do edifício-sede da Fundação Calouste Gulbenkian recebe a apresentação do livro “Patrimónios de Influência Portuguesa: modos de olhar,”, coordenado por Walter Rossa e Margarida Calafate Ribeiro.

A apresentação vai estar a cargo de Emílio Rui Vilar (FCG) e Alcir Pécora (UNICAMP).

A obra é editada pela Imprensa da Universidade de Coimbra, Fundação Calouste Gulbenkian e Editora Universidade Federal Fluminense (Brasil).

 

 

Sobre a obra:

O uso do plural no título deste livro, Patrimónios de Influência Portuguesa: modos de olhar, visa suscitar a pluralidade dos olhares sobre um objeto que resulta da composição de muitos outros. É, digamo-lo, a proclamação de um princípio multidimensional: não há um património com uma só origem, de um agente ou um grupo, que uma vez questionado dê sempre as mesmas respostas. Tudo depende do contexto a partir do qual se lança o olhar, sendo a influência portuguesa o operador comum que, com recurso à História, organiza e disciplina os limites, sem contudo os balizar. Influência nos diversos âmbitos e patamares da interculturalidade: formal e informal, administrativa ou espiritual, comercial ou migracional, colonial e pós-colonial.
Eis como, de forma muito sucinta, a problemática contemporânea do património nos apresenta dois desafios basilares: o reconhecimento de alteridades no seio de uma comunidade alargada e o desenvolvimento sustentável. No contexto do projeto que tem como eixo o programa de doutoramento Patrimónios de Influência Portuguesa, e de tudo quanto se tem vindo a constituir em seu redor, isso é material de fundação e inspiração.

 

Redes Sociais

Os comentários estão fechados

« »