Apresentação do livro “Do Capitalismo e do Socialismo”

29 junho, 2017≈ 2 mins de leitura

© UC | Milene Santos

A obra “Do Capitalismo e do Socialismo – polémica com Jan Tinbergen, Prémio Nobel da Economia”, da autoria de António Avelãs Nunes, Professor jubilado da Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra (FDUC), vai ser apresentada a 3 de julho, na Sala de S. Pedro da Biblioteca Geral da Universidade de Coimbra (BGUC).

A sessão realiza-se às 17 horas e a obra é apresentada José Barata-Moura.

O livro, publicado em 1972 e reeditado agora pela editora Página a Página, relata a polémica travada entre António Avelãs Nunes e Jan Tinbergen sobre o capitalismo e o socialismo.

 

 

Nota do Autor:
“Em 1970, os sociais-democratas europeus consideravam ofensa suprema a acusação que lhes era feita pela esquerda marxista e comunista de que as suas políticas não iam além da mera gestão leal do capitalismo. Hoje, este equívoco passou à história, porque são os próprios dirigentes dos partidos socialistas e sociais-democratas europeus que proclamam ‘oficialmente’ serem defensores do capitalismo (e até do neoliberalismo) no que toca à produção, embora se digam socialistas no que toca à distribuição. Por mim, acho que esta equação é uma espécie de quadratura do círculo, uma vez que, desde os fisiocratas, a teoria económica ensina que as relações de distribuição não podem separar-se das relações de produção (isto é, da estrutura de classes da sociedade no seio da qual se desenvolve a atividade produtiva).”

 

Agenda UC: Cristina Pinto
Partilhe