Apresentação do livro ‘Objetos Feitos de Cancro’ de Susana de Noronha

12 novembro, 2015≈ 2 mins de leitura

© UC | Karine Paniza

O livro “Objetos Feitos de Cancro. Mulheres, Cultura Material e Doença nas «Estórias» da Arte” de Susana de Noronha vai ser apresentado a 14 de novembro, pelas 17h, na Almedina Estádio Cidade de Coimbra. A sessão vai contar com a presença da autora e a obra vai ser apresentada por João Arriscado Nunes (CES) e Luís Quintais (CES).

Objetos Feitos de Cancro, o mais recente volume da Série ‘Conhecimento e Instituições’ da Colecão CES/Almedina, (des)arruma a cultura material da doença oncológica, olhando para as materialidades que ganham forma, uso e sentido nas imagens e textos de projetos artísticos criados por ou com mulheres que viveram esta experiência. Os objetos são entendidos como pedaços de cancro, ou seja, partes constitutivas das sensações, emoções, ideias e gestos que fazem a experiência do corpo doente.

Susana de Noronha é antropóloga e investigadora em pós-doutoramento no Centro de Estudos Sociais (CES-UC), mestre e doutorada em sociologia da cultura pela Universidade de Coimbra. É autora do livro A Tinta, a Mariposa e a Metástase: a arte como experiência, conhecimento e acção sobre o cancro de mama (2009 | Afrontamento/CES).

Partilhe