Apresentação do projeto Lugares Património Mundial do Centro de Portugal

A sessão vai ter lugar a 13 de novembro, pelas 11h00, na Sala dos Atos Grandes (Sala dos Capelos).

07 novembro, 2017≈ 3 mins de leitura

© UC | Ana Zayara

O projeto “Lugares Património Mundial do Centro de Portugal” vai ser apresentado publicamente a 13 de novembro, pelas 11h00, na Sala dos Atos Grandes (“Sala dos Capelos”) da Universidade de Coimbra.

Na sessão será apresentada a assinatura criada para a promoção desta rede, assim como os eixos de ação que orientam os dois anos de intervenção do projeto.

A operação “Lugares Património Mundial do Centro” propõe-se desenvolver um programa integrado de valorização turística dos recursos únicos e de excelência sediados na Região Centro e inscritos na lista Património Mundial da UNESCO. Do projeto fazem parte o Mosteiro da Batalha, o Mosteiro de Alcobaça, o Convento de Cristo e a Universidade de Coimbra, Alta e Sofia.

O projeto abrange quatro municípios do Centro de Portugal (Alcobaça, Batalha, Coimbra e Tomar), e resulta de uma candidatura a fundos comunitários no valor de 2 milhões de euros. Concretiza-se em quatro eixos: Mediar, Criar, Viver e Receber.

No caso da Universidade de Coimbra, Alta e Sofia, são contemplados os projetos “Sons da Cidade” (programa cultural que em junho celebra a inscrição da Universidade na lista do Património Mundial) e o Anozero – Bienal de Arte Contemporânea de Coimbra (criada a partir da classificação da Universidade de Coimbra, Alta e Sofia e que sobre ela pretende refletir). A Universidade vai ainda apostar na promoção de ações no âmbito da interpretação do Património Mundial.

Milene Santos