Apresentação pública do programa dos 725 Anos da Universidade de Coimbra

19 fevereiro, 2015≈ 2 mins de leitura

© UC

Hoje, 20 de fevereiro, pelas 16 horas, realiza-se, na Sala do Carvão da Casa das Caldeiras, a apresentação pública do programa dos 725 Anos da Universidade de Coimbra, com a presença do Reitor da Universidade de Coimbra e do Presidente da Câmara Municipal de Coimbra.

De 1 de março a 4 de dezembro, a Universidade de Coimbra promove mais de 150 iniciativas incluindo espetáculos, exposições, conferências e debates, e oficinas.

Tempo de Encontro(s)
Em 2015 celebram-se os 725 Anos da Universidade de Coimbra (UC). Sete séculos e um quarto. Sete e um quarto é, para a UC, Tempo de Encontro(s).
Pretendemos promover o encontro, desde logo, com a história da própria Universidade, num presente que se ocupa do passado para o projetar no futuro.
Encontro pode ser ainda um jogo, uma partida, mas também o maciço em se apoiam os arcos de uma ponte. Encontrar é achar. Encontrar é ser da mesma opinião mas também pode ser confrontar. Uma palavra cujo sentido as preposições mudam radicalmente: “ir ao encontro de” é exatamente o contrário de “ir de encontro a”.
Será o encontro também o mote para comemorar com os Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa os 40 anos de independência, valorizar o património comum e destacando as singularidades distintivas.
Além do tempo, olhamos também para o espaço, realidades indissociáveis. E porque o tempo, na escala intergaláctica, se mede em anos-luz, juntamo-nos à UNESCO que consagra 2015 como Ano Internacional da Luz.