Arranca o primeiro curso de Medicina fruto de parceria entre a Universidade de Coimbra e Cabo Verde

Docentes da Faculdade de Medicina da UC vão lecionar o curso que vai funcionar entre a UC e a Uni-CV

07 outubro, 2015≈ 4 mins de leitura

© DR | Uni-CV

A Universidade de Coimbra (UC) está em Cabo Verde para a abertura do primeiro curso de Mestrado Integrado em Medicina, resultado de parceria entre a UC e a Universidade de Cabo Verde (Uni-CV). O início do novo curso realizou-se hoje, 7 de outubro, quarta-feira.

De acordo com o reitor da UC, João Gabriel Silva, o acordo entre a UC e a Uni-CV é “algo novo e muito promissor”. “O ensino superior em Cabo Verde tem vindo a evoluir rapidamente em qualidade, e consegue agora pensar em ter cursos mais exigentes como é o caso da medicina”, considera o reitor da UC.

Após reunir todas as acreditações necessárias em Cabo Verde, o novo curso de Mestrado Integrado em Medicina vai ser lecionado por docentes da Faculdade de Medicina da UC. Em paralelo, os professores da FMUC vão ainda ser responsáveis pela formação dos professores cabo-verdianos que vão tomar conta do curso no futuro, desvenda o reitor da UC, João Gabriel Silva.

O curso foi criado ainda com o apoio do Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra (CHUC) e abre 25 vagas nesta primeira edição. Uma percentagem das vagas está aberta a candidatos de outros países de África Ocidental, com destaque para a Comunidade de Países de Língua Oficial Portuguesa. Está previsto que o primeiro, segundo e terceiro anos sejam lecionados em Cabo Verde, enquanto o quarto e quinto, com uma componente mais hospitalar, sejam lecionados na UC. O sexto ano volta a ser lecionado em Cabo Verde.

Primeiro curso de medicina Cabo Verde

João Gabriel Silva revela que “há acordo com os hospitais – tanto com os CHUC como com o Hospital Agostinho Neto para enquadrar estes alunos”. O reitor da UC espera que o novo curso venha a ter um “reflexo na maior colaboração do ponto de vista de assistência médica hospitalar entre os CHUC e o serviço de saúde público de Cabo Verde”. “Há aqui um grande potencial para que o curso e os serviços de saúde associados sejam muito relevantes no futuro”, sublinha.

Na abertura do novo curso de Mestrado Integrado em Medicina de Cabo Verde estiveram presentes o reitor da UC, João Gabriel Silva, o diretor da FMUC, Duarte Nuno Vieira, e o Presidente do Conselho de Administração dos CHUC, José Martins Nunes.

Primeiro curso de medicina Cabo Verde