Arsélio Pato de Carvalho homenageado em evento internacional de neuroética

Abr 2, 2015

PartilheShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Email this to someone

Arselio Pato de Carvalho
Arsélio Pato de Carvalho é diretor do Instituto de Educação e Cidadania, na Mamarrosa
Fotografia: © DR | IEC

Arsélio Pato de Carvalho, professor jubilado do Departamento de Ciências da Vida da Universidade de Coimbra (UC), vai ser homenageado no evento internacional de ética das neurociências, ICONE, a ter lugar, nos próximos dias 9 e 10 de Abril, na Fundação Calouste Gulbenkian.

Nascido a 1 de Agosto de 1934, Arsélio Pato de Carvalho foi para os Estados Unidos com 16 anos, onde se licenciou em bioquímica e obteve doutoramento em fisiologia celular na Universidade da Califórnia, em Berkley. O homenageado fundou o primeiro Laboratório Associado Nacional em 1990, o Centro de Neurociências e Biologia Celular (CNC) da UC, o qual dirigiu durante 12 anos.

Em 2002-2003 foi Reitor da UC e, em 2007, foi condecorado pelo Presidente da República com o Grau de Grande-Oficial da Ordem Infante D. Henrique.

Atualmente, Arsélio Pato de Carvalho é o Provedor do Bolseiro de Investigação e Diretor do Instituto de Educação e Cidadania, do qual também é fundador, localizado na sua terra natal, Mamarrosa.

A homenagem conta com a participação de conceituadas figuras nacionais e internacionais das neurociências como Catarina Resende de Oliveira do CNC, João Lobo Antunes, Alexandre Castro Caldas, Jean-Pierre Changeux, do Collège de France, e Elkhonon Goldberg, fundador e Diretor do Luria Neuroscience Institute.

O evento, organizado pelo Instituto de Bioética da Universidade Católica Portuguesa, visa debater o papel da ética nos projetos de estimulação e mapeamento do cérebro, de modo a prevenir uma potencial desumanização.

Redes Sociais

Os comentários estão fechados

« »