As “lembranças dos planetas” em exposição no Museu da Ciência

A exposição está patente no Museu da Ciência até 28 de agosto.

23 agosto, 2016≈ 3 mins de leitura

© UC | Ana Zayara

Uma espécie de união entre a investigação e a arte. “Livro de lembranças dos planetas” traz ao Museu da Ciência da Universidade de Coimbra (UC) a apresentação da obra com o mesmo nome. Na exposição, o manuscrito de 1598, é o ponto de partida para um olhar diferente o mundo dos astros.

A mostra, coordenada por António Olaio, recebe o nome do livro de astronomia que pertence ao espólio da Biblioteca Geral da UC (BGUC). O manuscrito é dividido em quatro partes, a lua, o sol, cinco planetas e finalmente, a análise de coisas ditas “diferentes e curiosas”.

Além do cariz investigativo, a obra destaca-se pela presença de imagens que se seguem às anotações, como ilustrações do sol e da lua “humanizadas”, isto é, com rostos humanos. “Livro de lembranças dos planetas” constrói-se a partir da observação, não só do ponto de vista da investigação, mas também da arte reconhecida nas ilustrações.

A exibição destaca ainda uma reflexão sobre o título da obra. As “lembranças dos planetas” podem referir-se aos conhecimentos adquiridos sobre os astros. Por outro lado, podem quere desvendar a ideia de que os planetas têm lembranças.

“Livro de lembranças dos planetas” vai estar patente no Museu da Ciência da UC até 28 de agosto.

Reportagem de Ana Zayara, estudante de Jornalismo e Comunicação na Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra.