Ascensão e queda das Políticas de Igualdade entre Mulheres e Homens

24 fevereiro, 2015≈ 3 mins de leitura

© UC | Paulo Amaral

No próximo dia 26 de fevereiro, quinta-feira, pelas 17h00, Virgínia Ferreira, docente da Universidade de Coimbra e investigadora do Centro de Estudos Sociais (CES), é a oradora convidada para abordar o tema “Ascensão e queda das Políticas de Igualdade  entre Mulheres e Homens”.

A sessão, que integra o Ciclo “Gender Workshop Series V”, decorre na Sala 2 do CES e procura analisar questões como  as políticas de igualdade de mulheres e homens e de igualdade de género, as principais abordagens, com ênfase na de “frames” (Projeto QUING), bem como algumas particularidades do caso português.

Mais informações aqui.

Nota biográfica da oradora
Virgínia Ferreira é doutorada em Sociologia, é Professora Auxiliar da Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra e Investigadora Sénior do Centro de Estudos Sociais. Tem estudado o modo como as relações sociais de sexo se expressam em vários fenómenos, processos e estruturas sociais: as mudanças económicas e políticas; a regulação do mercado de trabalho; as transformações tecnológicas; os regimes de bem-estar e outras instituições sociais; e as atitudes e práticas das mulheres e dos homens no trabalho, no emprego e na esfera doméstica. Os seus interesses mais recentes centram-se no estudo das políticas públicas de igualdade. É membro fundador e atual Presidente da Associação Portuguesa de Estudos Sobre as Mulheres (APEM), (mandatos 1998-2002; 2014-2016). É a representante Portuguesa no Expert Group on Gender and Employment da Comissão Europeia, desde 2004 (em equipa com Lina Coelho, desde 2011). A obra publicada inclui artigos e ensaios em revistas e em coletâneas nacionais e internacionais. Entre as mais recentes destacam-se: “Employment and Austerity: Changing welfare and gender regimes in Portugal”, in Maria Karamessini e Jill Rubery (eds.), Women and Austerity: the Economic Crisis and the Future for Gender Equality. Londres: Routledge, pp. 207-227 (2014); “Estudo de Avaliação da Integração da Perspetiva do Género nos Fundos Estruturais 2007-2013”. Coimbra: CES/IGFSE (2013); Com Rosa Monteiro, “Planos para a igualdade de género nas organizações: Contributos para o desenho e realização dos diagnósticos organizacionais”, Sociedade e Trabalho, n.º 43/44/45, 123-136 (2013) e Trabalho, Igualdade e Diálogo Social – Estratégias e Desafios de um Percurso (Lisboa, CITE, 2013).