Associação Académica apresenta Festa das Latas e Imposição de Insígnias 2016

Entre 12 de setembro a 16 de outubro, a Associação Académica de Coimbra (AAC) quer mostrar uma “festa diferente, mais integrada com as semanas de aulas e com uma valorização completa das noites do parque de da cidade”, defende José Dias.

08 setembro, 2016≈ 3 mins de leitura

© UC | Marta Costa

Foi na Ponte Pedonal Pedro e Inês que a Direção Geral da AAC (DG/AAC) apresentou as linhas gerais da Festa das Latas e Imposição de Insígnias 2016. Os três pontos principais da edição que está para começar foram a cultura e intervenção, o desporto e a ação social e abandono escolar. A organização avançou já o primeiro nome do cartaz – Guano Apes, no dia 14 de outubro – e o preço dos primeiros bilhetes gerais, que vão ser colocados à venda na semana das matrículas e vão custar 25 euros.

O Presidente da DG/AAC, José Dias, destaca, entre as várias atividades apresentadas, a renovação do conceito do Sarau Académico, a realizar-se no Centro de Congressos e “virado para os Antigos Estudantes”. De acordo com o dirigente estudantil, a organização pretende ainda “conseguir que a Festa das Latas tenha uma componente histórica, envolvendo o Museu Académico”. O objetivo, revela José Dias, é que os novos estudantes conheçam melhor “a história da nossa academia”. Ainda sob a bandeira da cultura e intervenção cívica, o estudante sublinha as iniciativas a desenvolver em conjunto com a população mais idosa e mais jovem. Promover “uma semana de prevenção para os comportamentos de risco” é outra das apostas.

Juntar dirigentes, estudantes, pais, atletas, secções e núcleos e antigos estudantes a correr por uma causa é uma das grandes iniciativas reveladas para o programa da Latada 2016. A corrida, que vai ter início no Campo de Santa Cruz e termina no Estádio Universitário de Coimbra com uma mostra desportiva é um dos grandes destaques de José dias para a festa de receção aos novos estudantes. Também a reativação dos Campeonatos Universitários de Coimbra, em diversas modalidades, são outra novidade.

O debate da Ação Social e do Abandono Escolar continua em cima da mesa e o presidente da DG/AAC defende que, em 2016, “a Festa das Latas terá uma politização total do recinto e do cortejo”.

As noites de concertos no Parque da Canção da Festa das Latas 2016 decorrem entre 12 e 16 de outubro.