Associação Portuguesa de Urologia premeia equipa de investigadores da FMUC e do CHUC

08 outubro, 2019≈ 2 mins de leitura

© DR

Frederico Furriel (CHL, estudante de Doutoramento da FMUC), Belmiro Parada (CHUC, FMUC), Célia Gomes (FMUC), Artur Paiva (CHUC) e Vítor Sousa (CHUC, FMUC) ganharam uma Bolsa de Investigação da Associação Portuguesa de Urologia, para desenvolver o projeto “Uma nova abordagem para potenciar a imunoterapia no cancro da bexiga avançado – a inibição da via da adenosina”.

O projeto pretende avaliar uma das estratégias que se pensa serem utilizadas pelos tumores da bexiga para escapar ao sistema imunitário, que é a imunosupressão através da adenosina. Frederico Furriel, membro da equipa de investigação e estudante de Doutoramento da FMUC, explica que o trabalho irá avaliar a atividade deste sistema inibitório em doentes com cancro da bexiga submetidos a cirurgia. Por outro lado, em modelo animal, bloquear esta via imunossupressora utilizando fármacos específicos, em combinação com fármacos de imunoterapia já hoje utilizados na prática clínica – avaliando o impacto desta terapêutica sobre o crescimento da neoplasia.

O tempo previsto de execução é de 18 meses.

FMUC