Átrio das Químicas é palco de Feira de Voluntariado

Primeira edição organizada pelo Núcleo de Estudantes do Departamento de Física da AAC reuniu cerca de 20 associações.

10 outubro, 2018≈ 3 mins de leitura

© UC | Marta Costa

Acontece até às 18 horas de quarta-feira, 10 de outubro, no Átrio das Químicas, a 1.ª edição da Feira de Voluntariado do Núcleo de Estudantes do Departamento de Física da Associação Académica de Coimbra (NEDF/AAC). Com palestras e bancas de informações, o objetivo é poder “mostrar e divulgar às pessoas onde podem fazer voluntariado”, explica a coordenadora do pelouro de intervenção cívica do NEDF/AAC, Cláudia Carvalho.

“As pessoas querem fazer voluntariado, participar na sociedade e intervir de alguma forma, mas nunca sabem onde se devem dirigir nem que associações existem”, continua a responsável. Cláudia Carvalho acredita que a Feira de Voluntariado é uma forma de disponibilizar um veículo para que “as pessoas consigam perceber quais são as ações de voluntariado que podem fazer”.

No total, estão presentes cerca de 20 associações. Entre as quais, destacam-se secções culturais da AAC como a SOS Estudante, o Grupo Ecológico ou a Secção de Defesa dos Direitos Humanos. Marcam ainda presença associações como o Instituto Português do Desporto e Juventude, APAV – Apoio à Vítima, AIESEC, Refood Portugal, Atlas, APPACDM, Amnistia Internacional, Missão País, Laços Sem Nós, Next, Projecto Cabo Verde, Liga Portuguesa Contra o Cancro, Associação Agir Pelos Animais, Ligas dos Pequeninos, ProAtlântico entre outras.

Para além das bancas com divulgação, a Feira de Voluntariado promoveu ainda várias palestras durante a tarde. Nas palestras, com inscrição prévia, foi possível ouvir “estudantes que falam sobre como é ser voluntário e como é estar fora sendo voluntário”, continua a responsável do pelouro de intervenção cívica do NEDF/AAC. Com cerca de 60 inscritos, Cláudia Carvalho crê que está dado um primeiro passo para continuar a desenvolver a iniciativa no futuro.

Mais informações sobre o evento, aqui.

Marta Costa