Aula aberta na Faculdade de Farmácia com Claudia Carbone da Universidade de Catania

17 maio, 2017≈ 4 mins de leitura

© UC | Marta Costa

A 23 de maio, pelas 15 horas, vai decorrer, na Faculdade de Farmácia da UC (FFUC), a aula aberta  com o tema ‘Lipid Nanoparticles for Brain Targeting: Facts & Features’. A sessão vai estar a cargo da professora da Universidade de Catania, na Itália, Claudia Carbone.

A iniciativa está inserida nas atividades de Claudia Carbone como investigadora visitante da Faculdade de Farmácia da Universidade de Coimbra. A aula vai ser aberta a toda a comunidade académica e terá lugar no Anfiteatro Tomé Pires da Unidade de Ensino e Investigação da FFUC.

Sobre Claudia Carbone
Claudia Carbone graduou-se em 2004 com 110/110 pontos cum laude e com uma proposta ao prémio patrocinado por Federfarma Catania. Doutorou-se em Tecnologia Farmacêutica na Universidade de Palermo em 2009. Ganhou várias bolsas de investigação na Universidade de Catania nos anos 2009/2010 e 2011/2012. Nos anos 2012/2013, 2013/2014 e 2014/2015, obteve uma bolsa de investigação na Universidade de Roma Sapienza, no âmbito do projecto PON 01_00829 do consórcio Eli Lilly Florença, Itália, Universidade Sapienza e Universidade Roma, Policlinico de Catania.
Desde novembro de 2014, Claudia Carbone é investigadora no campo da Tecnologia Farmacêutica da Universidade de Catania. É professora de tecnologia farmacêutica e laboratório galénico no curso de Farmácia do Departamento de Ciências Farmacêuticas, Universidade de Catania, Itália. As suas linhas de investigação focam-se no campo de sistemas avançados de transporte de fármacos com foco no projecto, preparação e optimização de nanopartículas lipídicas sólidas (SLN), transportadores lípidicos nanoestruturados (NLC) e nanopartículas híbridas para superar barreiras biológicas, com especial atenção a produtos naturais e estratégias de revestimento para melhorar a adesão aos alvos biológicos.
No campo da administração tópica desenvolveu microemulsões e nanopartículas lipídicas para o transporte de fármacos antioxidantes e agentes de filtro solar. Também com interesse em ´brain targeting´, desenvolveu nanotecnologias SLN, NLC e híbridas, para o transporte de compostos naturais em benefício do tratamento de doenças neurodegenerativas, como a doença de Alzheimer e tumores cerebrais.
O seu grupo de investigação está também envolvido no campo de pesquisa oftalmológica, em colaboração com a empresa oftalmológica SIFI S.p.A. A Professora Carbone é membro do Conselho Editorial da revista Frontiers in Pharmacology.
É ainda revisora de diferentes revistas científicas internacionais e autora de 37 publicações científicas peer-reviewed e 4 capítulos de livros, tendo realizado mais de 25 apresentações e 6 palestras como convidada em workshops e conferências científicas.

Poster_CCarbone copy