Bases para o Plano Estratégico 2015-2019 em discussão na comunidade académica

O documento pode ser consultado em www.uc.pt/planeamento até ao final de setembro

01 setembro, 2015≈ 3 mins de leitura

© UC | Marta Costa

Durante o mês de setembro, as bases do Plano Estratégico 2015-2019 encontram-se disponíveis para discussão por estudantes, docentes e pessoal técnico.

O processo de planeamento estratégico 2015-2019, em curso ao longo dos últimos meses, foi desenvolvido tendo como base o conhecimento adquirido, considerando a experiência bem-sucedida de elaboração, implementação, monitorização e revisão do Plano Estratégico e de Ação da Universidade de Coimbra 2011-2015, coordenado com os Planos de Ação das várias unidades e serviços.

A análise prospetiva e a exploração de cenários de enquadramento do ambiente estratégico onde a Universidade de Coimbra irá competir e cooperar nos próximos anos, incorporando elementos estruturantes da envolvente externa global – forças de mudança, tendências, incertezas, oportunidades e riscos -, que auxiliará a tomada das opções mais adequadas em cada momento, é exemplo da aplicação de novas ferramentas no atual processo.

As principais linhas orientadoras da Universidade para o quadriénio 2015-2019, que contribuirão para elevar a Universidade de Coimbra a novos patamares de qualidade e de excelência, integram o Plano Estratégico da Universidade de Coimbra. O documento tem por base dois grupos de pilares estratégicos na atuação da Universidade: os pilares de missão e os pilares de recursos, sendo introduzida a vertente da sustentabilidade. Para cada pilar e área de sustentabilidade, identificam-se para além das linhas de orientação estratégica a seguir até 2019, a visão, as iniciativas a desenvolver e a(s) meta(s) de referência.

O envolvimento de todos os membros da comunidade académica neste processo foi, e será, fator decisivo para que o Plano Estratégico 2015-2019 permita a afirmação da Universidade de Coimbra como uma Universidade Global e como a melhor universidade de língua portuguesa!

O “Plano Estratégico 2015-2019 – bases para discussão” pode ser consultado em www.uc.pt/planeamento, podendo também aí ser remetidos novos contributos, comentários ou sugestões.