Bienal Anozero’17 lança catálogo

O lançamento acontece ao mesmo tempo que a performance de Gustavo Sumpta "Levantar o Mundo", na Igreja do Convento de São Francisco, pelas 19 horas.

17 janeiro, 2018≈ 3 mins de leitura

© DR | Carlos Antunes

A Igreja do Convento de São Francisco é o palco para o lançamento de “uma peça fundamental do ponto de vista documental” da segunda edição do Anozero – Bienal de Arte Contemporânea de Coimbra 2017. O catálogo da Bienal é lançado pelas 19 horas, durante a performance de Gustavo Sumpta, e é, nas palavras do diretor do Círculo de Artes Plásticas de Coimbra (CAPC), Carlos Antunes, “um momento muito importante de avaliação e de síntese”.

A obra, impressa pela Imprensa da Universidade de Coimbra, conta com textos dos promotores da iniciativa (o reitor da UC, João Gabriel Silva, o diretor do CAPC, Carlos Antunes, e do presidente da Câmara Municipal de Coimbra, Manuel Machado) e dos curadores da bienal, Delfim Sardo e Luiza Teixeira de Freitas.

um momento muito importante de avaliação e de síntese

“O catálogo complementa-se com o guia-catálogo que foi lançado logo no início da Bienal, que era um guia com as intenções dos artistas dos projetos e tinha textos curatoriais”, explica Carlos Antunes. Agora, pode encontrar-se um registo do que foi feito “muito para além das intenções”. De acordo com o diretor do CAPC, “o catálogo é uma «faca afiada» que diz e demonstra o que valeu e o que não valeu na Bienal”.

Na obra podem ainda ser encontrados ensaios de Jacinto Lageira, João Maria André, Sara Chiara e Vasco Santos. A fotografia é de Jorge das Neves e Vitor Garcia e o design gráfico de Joana Monteiro.

O lançamento do catálogo decorre ao mesmo tempo que acontece a performance de Gustavo Sumpta “Levantar o Mundo”, que é “a peça que encerra a Bienal”, afirma Carlos Antunes. “Uma ação que envolve elementos de massa, volume e peso”, explica a organização, que vai encenar “situações de equilíbrio paradoxais”. A performance pretende presentificar “os contrastes e tensões” que constituem a forma do autor ver o mundo”. Com entrada livre, o início da ação acontece na Igreja do Convento de São Francisco, a partir das 19 horas.

A segunda edição do Anozero – Bienal de Arte Contemporânea de Coimbra decorreu em Coimbra entre 11 de novembro e 30 de dezembro, com o tema “Curar e Reparar”.

 

Marta Costa e Karine Paniza
Partilhe