Buffet de Leguminosas e Saladas regressa à Sala B no Complexo das Cantinas Centrais

11 maio, 2017≈ 2 mins de leitura

© UC | Ana Zayara

A 15 de maio regressa o Buffet de Leguminosas e Saladas à Sala B, situada no Complexo das Cantinas Centrais, no período de almoço.

A iniciativa dos Serviços de Ação Social da Universidade de Coimbra (SASUC), em parceria com o Jardim Botânico da Universidade de Coimbra (JBUC), pretende valorizar um grupo de alimentos reconhecidos pelo seu grande valor nutritivo, que há muito são uma presença assídua nas cantinas SASUC.

A ementa destaca diariamente uma leguminosa, apresentando-a confecionada de variadíssimas formas, sendo a sua sequência rotativa nas semanas do Buffet. Joga-se a feijões, com sopa de feijão, feijoada ou pastel de feijão. Grão a grão experimenta-se sopa de grão, meia desfeita ou esmagada. Enchem-se os pratos de lentilhas, com lentilhas guisadas ou mousse de lentilhas com abacate. Contam-se ervilhas, com ervilhas e ovos escalfados, tarte e bolo de ervilha. Prova-se o célebre “prato favorito”: favas com chouriço ou ainda queijada de favas.

E há ainda espaço para a iguaria da região, o chícharo, com destaque para a chícharada popular ou o pudim de chícharo.

O Buffet de Leguminosas e Saladas pode ser saboreado pela comunidade universitária, de segunda a sexta-feira, entre as 12 e as 15 horas.