Caminhos do Cinema Português rodam curta-metragem em Coimbra

As gravações vão decorrer de 19 a 23 de março em sete décors da cidade.

18 março, 2016≈ 3 mins de leitura

© UC | Milene Santos

O curso de Cinema – Cinemalogia, promovido pelos Caminhos do Cinema Português desde 2011, preparou ao longo dos últimos meses uma produção cinematográfica. “Em banho de paragem” é o título da curta-metragem cuja rodagem vai decorrer de 19 a 23 de março.

No âmbito do tema da 18.ª Semana Cultural da Universidade de Coimbra, a história concebida pelo grupo de formandos do curso, apresenta-nos a história póstuma de Joaquim, um professor universitário e ex-comando da guerra do Ultramar, através do processo de edição de uma biografia honorífica. A história decorre em torno de Alexandre, seu filho, que é contactado por uma editora que se propõe publicar a biografia do seu pai. Aceitando essa homenagem, Alexandre pesquisa e reúne nos pertences do pai o material necessário para entregar à editora, no entanto neles, encontra um negativo fotográfico que muda por inteiro a memória que tem do pai. Deverá ou não Alexandre fornecer esta informação à editora e, consequentemente, revelar o lado menos conhecido do pai?

Re-inventando os métodos de trabalho de edição para edição, os Caminhos apresentam este ano, uma orientação tripartida da rodagem. Nuno Rocha vai coordenar a realização, Manuel Pinto Barros a direcção de fotografia e Pedro Adamastor a direcção de som. A rodagem desta curta vai envolver a aplicação de todos os conhecimentos adquiridos pelos formandos nos módulos anteriores e o seu desenlace será o material necessário para prosseguir os trabalhos nas etapas da Pós-Produção e Distribuição do Curso de Cinema – Cinemalogia.

Cinemalogia-rodagem

Mais informação aqui.