Carlos Fiolhais representa Portugal na inauguração oficial do Ano Internacional da Luz

20 janeiro, 2015≈ 3 mins de leitura

© UC | Karine Paniza

O professor da Universidade de Coimbra, Carlos Fiolhais, é o Coordenador da Comissão Nacional do Ano Internacional da Luz e um dos três representantes nacionais na inauguração oficial do Ano Internacional da Luz. A cerimónia está a decorrer desde segunda-feira na sede da UNESCO em Paris. Teresa Peña, Presidente da Sociedade Portuguesa de Física, e Pedro Pombo, diretor da Fábrica Centro Ciência Viva de Aveiro completam a respresentação portuguesa no evento.

Com a celebração de um ano Internacional centrado na luz e nas suas aplicações, as Nações Unidas reconheceram a necessidade de uma tomada de consciência global sobre o modo como as tecnologias baseadas na luz promovem o desenvolvimento sustentável da Humanidade e permitem soluções para mudanças globais na energia, educação, agricultura e saúde.

Considerando que o ano da luz é uma excelente oportunidade para a promoção da ciência e a educação em Portugal, foi criada uma Comissão Nacional constituída pela Comissão Nacional da UNESCO, pelas Sociedades Portuguesas de Física, Química e Óptica e Fotónica, pela Ordem dos Biólogos, pela Agência Ciência Viva e pelas Universidades de Lisboa, Coimbra, Aveiro, Porto e Minho.

O ano da luz em Portugal conta com o apoio do Ministério da Educação e Ciência e vai ser assinalado com diversos concursos, conferências, exposições e observações astronómicas. Um ponto alto do ano da luz português será o Festival “Lumina” em Cascais. Está ainda a ser planeada uma Conferência Internacional na Fundação Gulbenkian.”

O programa do ano português da luz pode ser visto em ail2015.org.