Carlos Robalo Cordeiro distinguido como membro honorário da Sociedade Respiratória Europeia

06 maio, 2019≈ 2 mins de leitura

© UC | Carina Monteiro

Carlos Robalo Cordeiro, professor catedrático da Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra (FMUC), foi distinguido no fim-de-semana como membro honorário da Sociedade Respiratória Europeia (ERS). O docente da FMUC recebeu o título ‘Fellow of the European Respiratory Society’ durante a reunião de primavera da ERS, realizada em Zurique (Suíça), sendo o primeiro português galardoado com esta distinção.

O título ‘Fellow of the European Respiratory Society’ foi criado em 2014 pela Sociedade Respiratória Europeia como reconhecimento para contributos de excelência na medicina respiratória. É atualmente a mais alta distinção da ERS, sendo atribuído em reconhecimento pelos méritos clínicos, académicos, na investigação e no contributo para a Sociedade Europeia de Pneumologia.

Especialista em pneumologia, Carlos Robalo Cordeiro já recebeu dezenas de distinções nacionais e internacionais, como os prémios Thomé Villar (1988, 1993, 1998 e 2013); o AstraZeneca (2008); Morgagni Award, da Associazione Morgagni Malattie Polmonari, de Itália (2009), Personalidade do Ano da Fundação Portuguesa do Pulmão (2011), Membro Honorário da Sociedade Nacional Romena de Pneumologia (2018) e Medalha de Ouro da Sociedade Portuguesa de Pneumologia (2018).

Rui Marques Simões
Partilhe