CASA – Pensar, projetar e debater intervenções na cidade de Coimbra

30 outubro, 2019≈ 3 mins de leitura

Os trabalhos que resultaram do projeto CASA – Coimbra Architecture Summer Atelier, workshop internacional de verão, vão estar em debate, amanhã, 31 de outubro, às 18 horas, no Departamento de Arquitetura (DARQ) da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra (FCTUC).

O “Encontro Talks Archive CASA | 2019” encerra assim o ciclo da primeira edição CASA, que no passado mês de julho juntou no DARQ quatro dezenas de participantes de várias nacionalidades para, em conjunto, pensarem e projetarem intervenções na cidade de Coimbra.

A CASA teve como tema geral “Origem” e três diferentes desdobramentos: “Vazio”, “Efémero” e “Limite”. Cada um dos ateliers foi constituído por 2 tutores e 6 a 7 participantes. Combinando módulos práticos e teóricos, a CASA focou-se em vários problemas da cidade, com o objetivo de trabalhar o ambiente construído a partir do seu contexto social, arquitetónico e urbano.

Os trabalhos que amanhã vão ser alvo de reflexão, numa conversa com os tutores, oradores e participantes, estão em exposição no Departamento de Arquitetura.

Este encontro, segundo Bruno Gil, coordenador do projeto CASA, pretende ser um espaço de «debate crítico sobre a condição presente da cidade de Coimbra, a partir de uma componente experimental, questionando hipotéticos cenários de transformação e reativação da cidade que habitamos. Simultaneamente, com este workshop intensivo, desenha-se um projeto contínuo para Coimbra, aberto à pluralidade de intervenções decorrentes da identificação de problemas específicos idiossincráticos da cidade».

«Desde logo, convocam-se e interpelam-se participantes, de origens diversas, de estudantes a arquitetos, de Coimbra a outros contextos, a nível nacional e internacional», conclui.

FCTUC (Cristina Pinto)