Cátedra UNESCO em Biodiversidade lança programa “Livros que nos fazem crescer”

12 outubro, 2018≈ 3 mins de leitura

© DR

A Cátedra UNESCO em Biodiversidade e Conservação para o Desenvolvimento Sustentável da Universidade de Coimbra lançou, neste início do ano letivo, o programa “Livros que nos fazem crescer”. O objetivo do projeto – em conjunto o Centro de Ecologia Funcional da Universidade de Coimbra – é promover junto dos alunos do 1.º ciclo do enino básico os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável fixados pela Organização das Nações Unidas (ONU).

O objetivo do programa é incentivar o gosto das crianças pela leitura (através da literatura infantil) e levá-las participar na construção de um mundo mais seguro, saudável e sustentável. Foram escolhidos 17 livros, um por cada um dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. Em cada livro, há uma história para descobrir a meta a atingir, seguindo-se de uma atividade a desenvolver em sala de aula. As escolas interessadas poderão obter mais informações sobre o programa “Livros que nos fazem crescer” através do email catedraunesco@uc.pt ou no endereço http://unescobiodiversitychair.uc.pt.

Atribuída em 2014 à Universidade de Coimbra (e renovada recentemente até 2021), a Cátedra UNESCO em Biodiversidade e Conservação para o Desenvolvimento Sustentável pretende implementar e apoiar uma plataforma integrada de investigação, formação e comunicação de ciência nos domínios da biodiversidade, ecologia, conservação e utilização sustentável dos recursos biológicos. Esta Cátedra, coordenada pela professora Helena Freitas, resulta do reconhecimento pela UNESCO da excelência do ensino e do trabalho científico desenvolvidos na Universidade de Coimbra no domínio da biodiversidade e ecologia, e trabalha no sentido de promover e atingir os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030 fixada pela ONU.

Rui Marques Simões