CEIS20 promove Tertúlias Europeias online nos 70 anos da Declaração de Schuman

08 maio, 2020≈ 3 mins de leitura

© DR

No âmbito das comemorações do 70.º aniversário da Declaração de Schuman (vista como um dos momentos fundadores do que é hoje a União Europeia), o Centro de Estudos Interdisciplinares do Século XX da Universidade de Coimbra (CEIS20-UC) vai promover uma série de Tertúlias Europeias, transmitidas via Internet, através da plataforma Zoom. A iniciativa, em parceria com a Visões Cruzadas sobre a Contemporaneidade – Rede Interdisciplinar de Estudos e o Centro de Estudos Humanísticos da Universidade dos Açores – arranca amanhã (sábado, 9), às 16h00, com o debate “Declaração de Schuman: (Re)Pensar a Europa 70 anos depois”.

Vão participar na conversa inaugural – no dia em que se cumpre o 70.º aniversário do discurso em que o então ministro francês dos Negócios Estrangeiros, Robert Schuman, propôs a criação da Comunidade Europeia do Carvão e do Aço – João Bosco Mota Amaral (antigo presidente da Assembleia da República), Isabel Maria Freitas Valente (coordenadora científica do Grupo Europeísmo, Atlanticidade e Mundialização do CEIS20-UC), Maria Manuela Tavares Ribeiro (professora aposentada da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra) e Carlos Amaral (investigador integrado do CEIS20-UC e professor da Universidade dos Açores). “Passados 70 anos sobre a Declaração de Schuman, a sua ideia de Europa nunca foi tão actual, pelo que é importante revisitar o seu pensamento e sonhar uma nova Europa – sem egoísmos nem nacionalismos capaz de responder à actual crise sanitária”, aponta a também coordenadora das Tertúlias Europeias, Isabel Maria Freitas Valente.

As inscrições na iniciativa, transmitida na plataforma online Zoom, devem ser feitas através do endereço de e-mail vcc.geral@gmail.com. Após a tertúlia inaugural, seguem-se os debates “Mar: um valor estratégico europeu?” (dia 15), “União Europeia e Direitos Fundamentais” (dia 22) e “Defesa e Segurança Europeia: realidades e desafios” (dia 29) – sempre às 16h00 de Portugal Continental.

tertulias europeias

Rui Marques Simões