Centenário do nascimento de Fernando Namora em exposição no Polo III

Paralelamente à exposição, acontecem "comentários sobre o material exposto".

27 março, 2019≈ 4 mins de leitura

© UC | Milene Santos

“Ter outra perspetiva, uma perspetiva cultural, humanística da medicina, neste caso, centrada em Fernando Namora”. Assim nasce a exposição Caminhos e Itinerários de Fernando Namora, no ano em que se assinala o centenário do nascimento do médico e escritor. A exposição vai ser inaugurada a 28 de março na Biblioteca das Ciências da Saúde, no Polo III da Universidade de Coimbra (UC), no âmbito da 21.ª Semana Cultural da UC. Manuel Santos Rosa, dinamizador do evento, conta como o objetivo passa por “manifestar o caminho” de Namora.

Um percurso, do ponto de vista médico, “que começa em Coimbra e termina em Lisboa, mas que também tem a Beira Interior e o Alentejo”, continua Manuel Santos Rosa. A exposição vai mostrar um pouco a “diversidade” e a “influência que possa ter tido no autor e, ao mesmo tempo, na própria vivência nos locais em que esteve”. Pretende-se, assim, mostrar à comunidade académica que “as ciências médicas produziram figuras relevantes e elementos culturais relevantes”. Mas há mais.

“Embora tenhamos em exposição alguma produção como autor, como escritor, temos algumas coisas mais particulares ligadas à medicina”, conta Manuel Santos Rosa. A organização vai revelar “dois ou três factos aqui ligados a Coimbra, a sua passagem pela Faculdade de Medicina da UC, alguns documentos da época, na listagem dele como aluno, a ligação dele às caricaturas e, posteriormente, já não de Coimbra, as colaborações médicas que teve, com jornais e revistas na área da medicina”.

Para além da exposição, que conta com a participação de Teresa Martins, da Biblioteca de Ciências da Saúde, na organização, destaque ainda para um colóquio que vai ser “um comentário” à exposição “sobre o material exposto”. Manuel Santos Rosa destaca a participação de Rui Jacinto, “geógrafo de formação, muito ligado às comemorações que este ano vão acontecer [no âmbito do centenário do nascimento de Fernando Namora]”. Caminhos da Vida de Um Médico acontece a 28 de março, quinta-feira, pelas 17 horas, na Faculdade de Medicina da UC.

Organizada em parceria entre a Biblioteca das Ciências da Saúde e a Faculdade de Medicina da UC, a exposição apresenta-se numa “zona da biblioteca bastante visível”, de forma a “abranger muito mais público”, refere Manuel Santos Rosa.

Saiba mais sobre a exposição Caminhos e Itinerários de Fernando Namora aqui e sobre o colóquio Caminhos da Vida de Um Médico, que acontece a 28 de março, aqui.

Conheça toda a programação da 21.ª Semana Cultural da Universidade de Coimbra aqui.

Marta Costa e Karine Paniza