Centro de Estudos Interdisciplinares do Século XX celebra 20 anos com extensa programação

16 outubro, 2018≈ 5 mins de leitura

O Centro de Estudos Interdisciplinares do Século XX (CEIS20) comemora 20 anos de existência. Para assinalar a data, o Centro organiza um ciclo comemorativo, que vai ter lugar de 2 a 15 de novembro, e que junta uma série de iniciativas.

O ponto alto acontece nos dias 8 e 9 de novembro, com o congresso internacional “Border Crossings: territórios e fronteiras em investigação“, no Convento São Francisco. O evento vai contar com a participação de várias individualidades, nacionais e internacionais, que vão abordar temas fulcrais para as sociedades portuguesa, europeia e global. Durante os dois dias vão ainda estar em debate temas relacionados com: os refugiados e territórios de transição; transformações e dinâmicas educacionais de territórios em mutação; media, sociedade e era digital; inovação e tecnologia nas Humanidades e Ciências Sociais; novos discursos e novas abordagens nestes domínios.

Segundo a organização, o congresso está “interligado a diferentes encontros, colóquios e congressos preparados pelos grupos de investigação que constituem o Centro”, que vão proporcionar, ao longo de dez dias, “não só à comunidade académica e científica, mas também à sociedade civil, uma experiência imersiva naquilo que são os territórios e as fronteiras em investigação na área das Humanidades e das Ciências Sociais”.

Logo nos dias 2 e 3 de novembro, terá lugar o II Colóquio Internacional “Territórios, Comunidades Educadoras e Desenvolvimento Sustentável – Descentralização e Inovação Pedagógica”, na Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Coimbra. No dia 5 realiza-se o workshop internacional “Do discurso e da cultura na diáspora sefardita portuguesa”.

A 6 de novembro, a Delegação Regional do Porto da Universidade Aberta acolhe o I Seminário Internacional “Educação e eLearning em Estabelecimentos Prisionais em Portugal”, numa organização conjunta da Unidade de Desenvolvimento dos Centros Locais de Aprendizagem da Universidade Aberta (UMCLA) e do CEIS20. No dia seguinte, 7 de novembro acontece o colóquio internacional “Da Grande Guerra à pandemia do Século / 1918: O ano de todas as (des)ilusões”.

Ainda no dia 7 e também 8 de novembro, o I Colóquio Internacional CEIS 20 “Refugiados, territorialidades precárias e instabilidade política” falará sobre o tema da crise dos refugiados e das suas consequências. A 8 e 9 de novembro terá lugar o VII Encontro de Jovens Investigadores do CEIS20, uma oportunidade para a comunidade de investigadores juniores do CEIS20 partilhar e projetar a sua produção científica.

A Faculdade Letras da Universidade de Coimbra recebe, a 12 e 13 de novembro, o colóquio internacional “A Europa do Sul: mutações e permanências”. O XIII colóquio internacional “Tradição e Modernidade no Mundo Ibero-Americano” é outras das iniciativas integradas nas comemorações do aniversário do CEIS20 e decorre de 12 a 14 de novembro.

A encerrar o ciclo, o Auditório da Reitoria da UC acolhe o V Congresso Internacional de Comunicação “Ética e deontologia do jornalismo no espaço lusófono – Pactos globais pela qualidade da informação”, nos dias 13 e 14 de novembro.

O Centro de Estudos Interdisciplinares do Século XX (CEIS20) é uma unidade de investigação da Universidade de Coimbra, vinculada ao Instituto de Investigação Interdisciplinar, e financiada, desde 1998, pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT).

Saiba tudo sobre a programação do ciclo comemorativo do CEIS20 aqui.

Milene Santos